Dar presentes de Natal é um desafio, mas recebê-los também. Nem sempre é o que tu gostas, queres ou precisas e, ou és sincero, ou soltas o ator que há dentro de ti. Vamos evitar esta situação embaraçosa este Natal? Sim, é possível.


1 - Lista de desejos


O primeiro passo e o mais óbvio é dizeres abertamente às pessoas, que já sabes de antemão que te vão oferecer algo no Natal, o que não queres. Ou então fazes uma lista de desejos e envias-lhes. Não deixa de ser surpresa e não se correm riscos.



2 - Amigo secreto


E que tal propores um amigo secreto este Natal? Assim, não só se evita desperdício, como a probabilidade de a pessoa que te vai oferecer errar ser baixa. Há mais tempo, dedicação e investimento para não correr o risco de oferecer algo indesejado.


3 - Torna o teu presente de Natal solidário


Como, às vezes, dizer que não queres nada não resulta, podes pedir para te ajudarem em alguma causa, ou fazerem doações a asssociações em que acreditas e conheces. Não só torna o teu presente de Natal solidário, como não tens de passar por aquela situação de ter de fingir que gostas do presente.


4 - Presente em segunda mão


E se pedires algo da pessoa como um presente em segunda mão? Vamos supor que a pessoa, que por norma te oferece coisas de que não gostas, tem algo em casa que tu aprecias mesmo e que não lhe dá uso? Pede-lhe ou dá-lhe a entender que gostavas de receber como presente de Natal.



5 - Agradece sempre


Se estas dicas não resultarem, agradece na mesma. É a típica conversa de mãe, mas não deixa de ser verdade. Afinal de contas não passa de um presente, ainda que “falhado”. Lembra-te do tempo e dinheiro que essa pessoa despendeu para te oferecer algo. Com sorte, o presente vem com talão de troca.


Se és tu a pessoa que já deu presentes indesejados, segue estas dicas. Não há razões para algo falhar neste Natal.