Quantas vezes já pensaste "Ai, quem me dera poder sentir o cheirinho e o sabor" ao mesmo tempo que vias, na televisão, uma receita a ser posta em prática e arregalaste os olhos com o resultado final? Esse pensamento já cruzou, com alguma certeza, a tua mente, e parece que agora esse desejo pode tornar-se realidade.


Chegou, provavelmente, a primeira televisão do mundo que se pode saborear aquilo que se vê.


O professor universitário japonês, Homei Miyashita, ouviu as preces de milhares de pessoas e desenvolveu um protótipo de um aparelho televisivo que, além de permitir ao utilizador ver e ouvir conteúdos, pode ser lambido para se sentir o sabor dos alimentos que surgem no ecrã.


A proeza desta televisão, intitulada "Taste the TV", é conseguida através de um "carrossel" de dez sabores que, quando combinados, borrifam o sabor, por exemplo, de um chocolate, de um hambúrguer ou de uma pizza que é sentido quando se lambe uma determinada zona coberta com uma película.


Ora vê!



Parece que viajámos no tempo e estamos já em 2040, certo?


Esta nova e insólita televisão foi desenvolvida com o objetivo, de acordo com o professor da Universidade de Meiji, de "permitir às pessoas terem a experiência de comer num restaurante noutra ponta do mundo, embora estejam sempre em casa”.


Além da sua função principal, que é proporcionar experiências gastronómicas inovadoras, o ecrã quer chegar a desafios e a aulas de culinária à distância em que sentir o sabor daquilo que é feito pode ser uma grande ajuda.


Para já, a "Taste the TV" ainda não está à venda, mas esse é o próximo passo. O conceito foi criado pelo professor japonês em conjunto com 30 estudantes e estão agora a tentar que o ecrã chegue às lojas. Estima-se que o valor poderá rondar os 772 euros (aproximadamente, 875 dólares)!


No entanto, o professor universitário japonês, Homei Miyashita, quer chegar mais longe e, por isso, está a pensar criar uma plataforma onde os sabores de todo o mundo podem ser descarregados e apreciados pelos utilizadores, à semelhança daquilo que acontece com a música atualmente.