Portugal é excelente em muitas áreas e uma delas é, sem dúvida, o nosso vinho. Temos alguns dos melhores vinhos do mundo e isto é um orgulho!

Em muitas ocasiões, Portugal entra para as tabelas dos melhores vinhos e, em 2021, aconteceu de novo. Há um vinho português que está no Top 10 dos melhores vinhos do mundo.


Na revisão do ano, Elin McCoy apresenta, na publicação Bloomberg, os 10 vinhos mais memoráveis de 2021 e, nesse top 10, está um vinho português.


O que diz o perito Elin McCoy sobre este vinho português?

McCoy provou vinhos de 18 países em 6 continentes. Experimentou excelentes vinhos, castas notáveis e outras menos conhecidas e chegou a um top 10 dos melhores vinhos de 2021, de acordo com a sua análise.

Elin McCoy conta que saboreou “regiões e uvas menos conhecidas - Antão Vaz e Jampal de Portugal, gaglioppo e turbiana da Itália - e muitos de jovens produtores de vinho empenhados em salvar o planeta, dando-me esperança para o futuro do mundo do vinho. Infelizmente, servi a maioria deles na minha própria mesa, muitas vezes enquanto conversava virtualmente com os produtores de vinho. Os seus cenários - adegas de pedra, vistas panorâmicas dos vinhedos, grandes restaurantes - eram lembretes tentadores de como sinto falta de visitar as regiões vinícolas em pessoa. Os meus 10 destaques variam do antigo ao novo, do familiar ao esotérico. Eles incluem um vinho branco português feito de uma uva quase extinta, um champanhe de 45 anos, um ótimo tinto que almeja ser o melhor da China e um vinho espanhol novo que está prestes a ser um item de coleção muito procurado.”



Nas suas provas e análises descobriu o vinho “2017 Manz Cheleiros Dona Fátima Jampal” e deu destaque desta forma à descoberta deste vinho português:

A minha descoberta do ano é este branco único, o único vinho no mundo feito inteiramente a partir da rara uva portuguesa Jampal. Fiquei cativado pelo sabor e pela história do resgate da uva em quase extinção por um jogador de futebol brasileiro famoso, André Manz. Ele comprou uma pequena vinha a norte de Lisboa e recrutou especialistas para determinar o que eram as uvas. A casta Jampal, com aromas perfumados e o travo de frutas cítricas, terra e plantas verdes frescas, é como uma combinação de chardonnay, semillon e sauvignon blanc - longo e elegante. É quase impossível encontrar agora, mas mais virá em 2022.”


Como foi redescoberta a casta Jampal?

O Produtor André Manz explicou ao portal mariajoaodealmeida.clix.pt como surgiu o projeto. Diz que um acaso o levou à descoberta da casta Jampal, praticamente em vias de extinção. Esta casta tinha sido abandonada porque a pouca produção o tornava muito caro. Insistiu e persistiu até que conseguiu, em colaboração com enólogos, a produção de vinho branco da casta Jampal. A seguir, veio a certificação.

André Manz é o único produtor com um vinho monocasta Jampal e, segundo, o Instituto Nacional de Investigação Agrária, o único produtor em Portugal com uma vinha certificada desta casta.

É um vinho macio, muito frutado com aromas tropicais e excelente para, segundo o produtor, acompanhar peixe assado.


Parabéns!!