Que comece a missão quase impossível de secar roupa em dias de chuva! Se te revês nesta primeira frase, este texto é para ti. É um enorme desafio ou obstáculo - como lhe queiras chamar. É que secar roupa em dias de chuva é um teste à nossa paciência e à conta da eletricidade. Isto porque muitas vezes a roupa acaba novamente na máquina de lavar com aquele cheiro insuportável a humidade.


Parece que só em casa dos outros é que a roupa seca rapidamente e fica a cheirar bem. Por isso, e a pensar em ti que estás a desesperar, neste momento, com este problema, decidimos ir à procura de algumas dicas para facilitar este processo. Sim, mesmo se tiveres máquina de secar.
É possível concluir este desafio e ficar com a roupa como se tivesse saído de uma lavandaria.



1 - Evita secar a roupa nas divisões da casa onde passas mais tempo


Se não tiveres outra opção a não ser secar roupa dentro de casa, é importante tomares alguns cuidados para evitar reações alérgicas ou bolor em tua casa. É aconselhável evitar secar roupa nas divisões onde passas mais tempo: por exemplo, na sala ou no quarto. Põe o estendal na casa de banho, cozinha ou corredor.


2 - Dá à tua roupa uma segunda centrifugação


Vale a pena dar uma centrifugação extra na roupa para extrair o excesso de água. Mas cuidado, nem toda a roupa consegue surportar uma segunda centrifugação. Fá-lo com roupa de cama, toalhas e jeans, que são feitos de materiais mais resistentes.

Depois de lavada, dá uma boa sacudidela na roupa, antes de a pendurar no estendal.


3 - Escolhe um bom ponto para colocar o estendal


De preferência à frente de uma janela, onde possa apanhar luz ou calor. Se tiveres uma lareira, melhor. Acende-a e coloca o estendal à frente para apanhar o calor. Outra ideia é também mudar frequentemente a posição da roupa no estendal. Assim, nenhuma peça de roupa fica escondida no meio das outras peças molhadas.


4 - Põe a casa a arejar


As janelas abertas são a melhor maneira de permitir que o ar fresco do exterior flua livremente pela casa. Assim, prevines possíveis danos causados pela humidade e crias um clima interno mais agradável e fresco em tua casa. E é ainda mais importante arejar a casa, quando se tem roupa a secar.


5 - Desumidificador


Se já tiveres um em casa, usa-o também para ajudar a secar a roupa. Ao ajudar a eliminar a humidade da casa, também faz com que a roupa seque mais rapidamente.