E limpar o exaustor, agora que se cozinhou tanto por altura das festas? Alguém consegue fazer esta tarefa doméstica maravilhosamente bem, sem se chatear e sujar demasiado a casa? O truque é limpá-lo com alguma frequência - por exemplo uma vez por mês - para evitar que esta tarefa se torne, mais tarde, demasiado penosa.


Tudo o que precisas é de um pouco de paciência e seguir estes simples passos. Vais ver que limpar o exaustor não é assim tão difícil quanto parece.



1 – Desliga o exaustor


Primeiro que tudo, desliga o exaustor da corrente elétrica para o limpares em segurança. Depois, retira as grelhas e o filtro.


2 – Coloca as peças num recipiente grande


Utiliza um recipiente grande – uma travessa, alguidar ou panela – de forma a que consigas colocar todas as peças do exaustor.


3 – Receita de um detergente


Mistura bicarbonato de sódio e detergente da loiça numa panela grande com água e leva a ferver. Estes dois ingredientes juntos são ótimos porque dissolvem a gordura. Depois da água fervida, coloca-a dentro do recipiente que tem as peças do exaustor até as tapares.

Deixa repousar por 15 a 30 minutos. Em seguida, usa uma esponja para lavar as peças do exaustor – neste passo, a gordura já deve sair facilmente. Caso contrário, espera mais uns minutos. Depois de lavado, passa novamente por água quente para retirar qualquer vestígio do detergente.


4 – Deixa-o secar por algumas horas


Coloca as peças do exaustor a secar em cima de uma toalha durante duas horas. É importante deixá-las secar bem para que, quando repostas, não comprometam o funcionamento do exaustor.

Enquanto esperas, podes limpar o exaustor por dentro com um pano húmido. Evita usar detergentes para não o danificares.


5 – Montagem


Depois de tudo limpo e seco é só voltares a montar e voilà! Exaustor pronto para mais umas quantas refeições.