A pastelaria é como a química: uma ciência. Fazer bolos, todos fazemos. Agora, fazer bolos bons e bonitos já é uma outra questão. Deixamos os bolos complexos, para os que dominam essa arte e foquemo-nos num bolo simples para um lanche em casa de uma amiga.


Consegues fazer um bolo sem que ele: 1- fique colado à forma, 2 - reduza para metade do tamanho ou 3 - fique “enqueijado”? Há erros que podes estar a cometer e não sabes, segundo o site Taste of Home.

Vamos a eles:



1 – Untar bem a forma


É a parte mais chata, quando se coze um bolo, mas é um passo fulcral que, se não for feito, pode resultar num bolo partido. Tem paciência e mete as mãos à obra. Passa com a manteiga em todos os sítios e, no final, polvilha com pão ralado. Vais ver que é tiro e queda. O teu bolo vai deslizar facilmente da forma depois de cozido.


2 – Usa os ingredientes tal como indica a receita


Não tentes personalizar demasiado a receita. A receita diz “derrete a manteiga”? Então não a uses fria. Certos ingredientes funcionam melhor em temperaturas específicas. Ovos em temperatura ambiente dão mais volume aos bolos, manteiga fria não se desmancha tanto quando misturada com açúcar, e por aí adiante.


3 – Cuidado com os recipientes que usas


A mesma precisão que tens para os ingredientes, tem também para os copos medidores. Se fazes bolos com frequência, investe numa balança digital para teres sempre a quantidade perfeita de cada alimento. Por vezes, um grama de farinha a mais pode arruinar a tua receita.

Depois, nunca uses um copo medidor de líquido para ingredientes secos. Se usares um ingrediente como a farinha, retira-a do pacote com uma colher e nivela-a, dentro do copo medidor, para teres a certeza da quantidade. Unta as chávenas antes de medir ingredientes pegajosos, como mel. Isso ajudará a verter o ingrediente mais facilmente e sem deixar rasto.


4 - Não batas demasiado a massa


Este é um dos erros mais comuns e a causa maior para ficares com os bolos com aspeto “enqueijado”. Muitas vezes, usamos a batedeira para obter uma mistura homogénea dos ingredientes. Até aqui, tudo certo, se a massa não tiver já farinha. A farinha é sempre dos últimos ingredientes a colocar e deve ser sempre envolvida.

Ao bater muito uma massa com farinha, desenvolvemos o glúten e o bolo em vez de fica “fofo”, fica “enqueijado”. Além disso, uma massa muito batida fica com muito ar, o que faz com que cresça no forno e abata cá fora.


5 - Posição no forno


É verdade! Até a forma como dispões o bolo no forno influencia a sua cozedura e, posteriormente, o seu aspeto e textura.
Solução: o forno deve estar sempre à mesma temperatura (por norma, 180 graus). Depois, coloca a grelha do forno no centro, de forma a que o bolo cozinhe uniformemente. Se precisares de usar as duas grelhas do forno, vai trocando a meio da cozedura. Coloca a de baixo em cima e vice-versa.

No final da cozedura, retira logo a forma do forno, porque, à medida que este arrefece, seca o bolo. Porém, vais ter de ser forte e não o cortar logo. Mesmo fora do forno, o teu bolo vai continuar a cozer e a ganhar a sua textura e tu não queres estragar isso, pois não?


6 - Não te guies apenas pelo tempo de cozedura


O tempo de cozedura é apenas uma orientação. A verdade é que a humidade, temperatura do ar e temperatura do forno vão afetar o tempo que o bolo leva a cozer. Nada melhor e mais preciso do que o teste do palito. 10 minutos antes do tempo estipulado na receita, espeta um palito no centro do bolo e, se este sair limpo, o bolo está cozido.




Bom apetite!