Em França, os anúncios de carros vão dar também protagonismo a bicicletas, boleias e transportes públicos

OS ANÚNCIOS DE CARROS VÃO MUDAR EM FRANÇA

Jéssica Santos


Os anúncios são de automóveis, mas os protagonistas são também outros: as bicicletas, os transportes públicos, as boleias ou os pés para caminhar. É a nova realidade, em França, para fazer publicidade a carros, de forma a promover uma mobilidade sustentável.


A partir do dia 1 de março, todos os anúncios de automóveis - sejam impressos, online, ou via televisão ou rádio - vão ter de incluir as três seguintes expressões: “para viagens pequenas, ande ou pedale”, “considere o carpooling” [partilha de viaturas] ou “use os transportes públicos diariamente”.



Por exemplo, no caso das televisões, estas mensagens têm de estar bem visíveis, na rádio, devem ser lidas, no fim do anúncio. Em caso de não cumprimento, as multas podem chegar aos 50 mil euros.


Esta medida representa o esforço de França para tornar o país mais sustentável. Paralelamente, estão proibidos de circular, em Paris, carros mais antigos e, a partir de 2040, vai ser proibida a venda de veículos movidos a gás ou a diesel.


Mobilidade sustentável não diz apenas respeito a veículos elétricos, que são para muitas famílias uma realidade ainda distante. Todos os dias, há sempre pequenos passos que podes tomar e que podem fazer a diferença no ambiente. Desde optar pelos transportes públicos, por pedir boleias a amigos ou em aplicações para o efeito, a caminhar. Às vezes, basta um bocadinho mais de paciência e sair da tua zona de conforto para fazer pequenas grandes mudanças.


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