Foca não resistiu a operação que lhe retirou anzóis, fios de pesca e plástico do estômago

A FOCA NADOU DO REINO UNIDO ATÉ AO ALGARVE, ONDE FOI RESGATADA E OPERADA, MAS ACABOU POR NÃO SOBREVIVER

Madalena Costa


Débil e instável. Foi assim que uma foca chegou até a uma praia em Quarteira, no Algarve. Nadou milhares de quilómetros entre o Reino Unido, de onde saiu, às Astúrias e à Galiza, em Espanha, onde foi vista, e até chegar ao nosso país.


Pelo caminho, a foca acabou por ingerir anzóis, fios de pesca e pedaços de plástico e quando chegou a uma praia, em Quarteira, precisou urgentemente de cuidados médicos.


Uma equipa de funcionários do Zoomarine juntou esforços, resgatou-a e acolheu-a num porto de abrigo, onde esteve durante um mês em reabilitação. Sem melhoras significativas, os médicos decidiram que a única solução seria uma operação.


Foram assim retirados 2 pedaços de um anzol já partido, vários fios de pesca e pequenos fragmentos de plástico, que, de acordo com um comunicado do Zoomarine, "poderiam causar lesões internas ou infeções que seriam extremamente complexas de resolver numa fase mais avançada, pelo que a decisão da equipa em realizar este procedimento assegurou que a foca tem agora o trato digestivo desimpedido e livre deste perigo eminente".


A cirurgia demorou cerca de uma hora e, ao que tudo indicava, foi um sucesso! Pela força e valentia que demonstrou durante todo o processo, a foca foi carinhosamente apelidada de Selkie, que, na mitologia céltica, de acordo com o Zoomarine, "representa um ser capaz de mudar as suas formas de foca para humano".



No entanto, Selkie acabou por não sobreviver à operação. A notícia foi avançada pelo Zoomarine, que deu conta de que a foca não resistiu aos ferimentos e à degradação física em que se encontrava, apesar de todos os esforços da equipa e da própria força e valentia de Selkie.


Este é mais um alerta para a redução do plástico no nosso dia a dia, que, após ser utilizado, vai parar aos oceanos e pode ter um enorme impacto na vida dos animais marinhos.


(Imagens: Facebook)


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Agricultor testa óculos especi...Agricultor testa óculos especiais para vacas se sentirem mais felizes e produzirem mais leiteO INVERNO TEM UM GRANDE IMPACTO NA PRODUÇÃO DE LEITEmais"The Simpsons" têm mesmo um de..."The Simpsons" têm mesmo um dedo que adivinha?PARA OS FÃS DOS "THE SIMPSONS", EXISTEM COINCIDÊNCIAS A MAIS NA SÉRIE QUE SÃO VISTAS MESMO COMO PREVISÕES DO FUTUROmaisEmily de “Emily in Paris” é fi...Emily de “Emily in Paris” é filha de Phil CollinsA ATRIZ LILY COLLINS É A PROTAGONISTA DA SÉRIE “EMILY IN PARIS” E É FILHA DO FAMOSO PHIL COLLINSmaisFernando Mendes experimenta um...Fernando Mendes experimenta uma scooter elétrica e parte ecrã do "Preço Certo"O MOMENTO TORNOU-SE HILARIANTE E FOI MUITO COMENTADO NAS REDES SOCIAISmaisJogador salva a vida de advers...Jogador salva a vida de adversário que estava em paragem cardiorrespiratóriaJAMES RODRÍGUEZ SOCORREU PRONTAMENTE O ADVERSÁRIOmaisHerman José imita Kasha e Joan...Herman José imita Kasha e Joana Pais de Brito imita Cristina Ferreira e arrancam gargalhadasA ESTREIA DO "BIG BROTHER FAMOSOS" E OS CONCORRENTES FORAM ALVO DE UMA PARÓDIA DO PROGRAMA "CÁ POR CASA"maisApós peregrinação a pé, Tony C...Após peregrinação a pé, Tony Carreira e Fátima Lopes chegam ao Santuário de FátimaTONY CARREIRA COMEÇOU O ANO A IR PELA PRIMEIRA VEZ A PÉ A FÁTIMA, NA COMPANHIA DE FÁTIMA LOPESmaisEsta fotografia está a correr ...Esta fotografia está a correr mundo: índio carrega o pai às costas para o vacinarA FOTOGRAFIA FOI CAPTADA PELO MÉDICO QUE RECEBEU ESTE PAI E FILHO NA CABANA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19maisEm vez de assaltantes, estes p...Em vez de assaltantes, estes polícias andavam a perseguir pokémons e foram despedidosESTES AGENTES IGNORARAM UM AVISO DE UM ASSALTO NUM CENTRO COMERCIAL PARA ANDAREM A APANHAR POKÉMONSmais
Top