Hoje é Dia Mundial do Casamento. Vamos, então, saber o que passa pela cabeça dos noivos antes de subirem ao altar!


O dia do casamento é aquele que é muito desejado e esperado. Vai assistir-se à união de duas pessoas que vão fazer juras de amor, junto da família e de amigos.


Até chegar o momento do SIM, muito se preparou, se organizou e até se stressou.


São 1001 assuntos que os noivos, durante longos meses, têm de preparar para o grande dia. Convites, decidir o padre e a igreja, decorações diversas, o vestido da noiva e o fato do noivo, os acessórios, os sapatos, o cabeleireiro, a manicure e a pedicure, o local do copo d' água, as lembranças para os convidados, o dj, a música... Ufa! Não há mesmo mãos a medir!


Pelo caminho, as perguntas que surgem na cabeça dos noivos são muitas e diferentes. No caso das mulheres, existe sempre um nervoso miudinho de cair à frente de todos ou de partir um salto, de estragar a maquilhagem com a comoção, se o vestido fica mesmo bem, se o penteado aguenta, se não falha nada, se a comida escolhida é boa... Enfim, motivos de preocupação e de stress não faltam.


Já no caso dos homens, existem também muitas questões, inquietações e medos que lhes passam pela cabeça como, por exemplo, "será que ela me deixa pendurado?" ou então "qual é o braço que tenho de dar à minha mãe quando entrar na igreja?"


Pode pensar-se que são as mulheres que mais stressam, mas os homens não lhes ficam nada atrás. Por isso, existem, pelo menos, 10 pensamentos que passam pela cabeça dos noivos antes de subirem ao altar.


1. "Espero que ela não me deixe pendurado"


Apesar da decisão de casar e de estar tudo preparado, esta é uma questão que passa pela cabeça de muitos homens. A possibilidade de a noiva não aparecer, fugir ou desistir do casamento atormenta-os, por isso, este é um dos primeiros pensamentos a passar pela cabeça dos noivos, até porque são eles os primeiros a chegar e a ficar à espera da noiva, como dita a tradição.


Ficam sempre bastante nervosos, durante aqueles largos minutos, em que esperam ver a noiva chegar.



2. "Não posso cair à frente de todos"


Pois é! Pensavas que este era apenas um pensamento da noiva? Não é! Os homens têm igualmente este receio. Assim que entram na igreja, seja ela com muitas escadas ou com poucas, com ou sem passadeiras, os noivos temem que os nervos os façam tropeçar à frente dos convidados.


Mais do que cair à frente de todos, seria uma grande humilhação, uma vez que os noivos, na maioria das vezes, vão de braço dado com as mães e elas poderiam igualmente ir parar ao chão.



3. "Não posso chorar nem gaguejar"


É um dia de grandes emoções. Apesar do receio de chorar, os noivos são, principalmente, os primeiros a verter uma ou outra lágrima quando veem a sua futura mulher caminhar lentamente até si num vestido deslumbrante.


Existe também a inquietação de poder gaguejar ou mesmo de se enganar, na hora da leitura dos votos, ou do momento em que tem de dizer o "SIM", em alto e bom som.



4. "Não me posso enganar no dedo da aliança"


Confessa lá! Esta dúvida também te fez tremer quando pegaste na aliança para a colocares no dedo da tua noiva? Será na direita ou na esquerda? No meio de tantos nervos, é normal que os noivos sintam alguma insegurança nesta parte da cerimónia.


(E pssst... É na mão esquerda!)



5. "Quando é que a posso beijar?"


A cerimónia termina sempre com o típico beijo entre o casal já casado! E a questão é, quando é que isso acontece, extamante? Nem sempre é dito de forma explícita, que está na "hora de dar o beijo" e, portanto, pode ser, também este, um momento de hesitação.


Após a troca de alianças, de votos e do beijo, é hora de festejar e de aproveitar!



6. "E se chover?!"


No caso das noivas, isto é um fator que as preocupa muito. Casar no verão é meio caminho andado para ter esta questão resolvida, mas nada impede que num dia ou outro não chova também. Se chover, lembra-te "casamento molhado, casamento abençoado!".


Há males que podem mesmo vir por bem!



7. "Ao lado de quem é que sento este convidado?"


Fazer a lista de convidados é, provavelmente, um dos maiores desafios para os noivos. Os casamentos são caros e, por isso, pode haver necessidade de limitar esta lista. Depois, há pessoas que não se dão entre si, outros que não se conhecem e que podem não criar empatia.


Este é um dos maiores desafios dos noivos: fazer as mesas dos convidados, com todos devidamente distribuídos. O segredo é a prevenção! Se existirem pessoas que não se entendem bem coloca-as em mesas separadas.



8. "Não posso ficar doente!"


Ficar doente no dia do casamento é um medo que passa pela cabeça da maioria das noivas e também dos noivos, claro! Não há muito que possas fazer. O stress em nada ajuda.

Protege-te e evita correntes de ar, ares condicionados e agasalha-te sempre bem! Além disso, cuidado com a alimentação para manteres o teu sistema imunitário forte.



9. "E se descoser ou sujar a minha roupa?"


Uma nódoa, um rasgão... No dia do casamento, qualquer noiva quer sentir-se bonita e confortável no seu vestido. E também os noivos têm receio de que, com algum movimento de dança mais brusco, possam rasgar as calças do fato.


O importante é relativizar... Acredita que não é um rasgão ou uma mancha que vão estragar o teu grande dia!



10. "Será que vou conseguir pagar tudo isto?"


Muitos noivos não têm de se preocupar com os custos do casamento, uma vez que as famílias se comprometem a oferecê-lo.


No entanto, nem todos querem que os pais e os respetivos sogros paguem o seu casamento. Por isso, o valor total da cerimónia e da festa pode ser também motivo de preocupação para o casal e, sobretudo, para o noivo.


Podes ter de reduzir a lista de convidados e de pensar bem em quem é que faz sentido teres no teu casamento ou então podes sempre reduzir despesas. Estabelece um orçamento e tenta por tudo não ultrapassá-lo!



Os medos, o nervosismo e as inseguranças são fatores comuns a todos os casais, mas depois de ultrapassados chega a hora da festa. E aí, não há nenhum pensamento que atrapalhe!


E se já és casado, sabes do que falamos!