A probabilidade de teres tido um aquário redondo com um peixe, na tua infância, é alta. Agora, a probabilidade de saberes que isso poderia significar a morte do peixe já é baixa – temos essa esperança. Não é do conhecimento de todos, mas a verdade é que os aquários pequenos e redondos enlouquecem os peixes e manta-os rapidamente.


Sim, provavelmente o teu peixe não morreu por excesso de comida, ou simplesmente porque sim. Provavelmente, a causa foi mesmo o formato do aquário. Como esta informação não chega a todos, o líder de mercado francês de tratamento de animais de estimação, o AgroBiothers Laboratoire, deixou de vender aquários redondos e com uma capacidade inferior a 15 litros.

O diretor executivo do AgroBiothers Laboratoire, Matthieu Lambeaux, diz à Reuters que, na maioria das vezes, as pessoas compram peixes por “impulso”. “Se soubessem como estão a torturar o animal não o fariam.



Os peixes-dourados, os clássicos para os aquários redondos, vivem, em média, 30 anos. Em aquários redondos, duram semanas ou meses. E mais, segundo Lambeaux, são peixes sociais que precisam da companhia de outros peixes e de um espaço amplo para viverem.


Da próxima vez que quiseres oferecer um peixe e um aquário a alguém, lembra-te disto. Os peixes queres espaço para nadarem e viverem.