"Belfast" é o filme mais pessoal que já fiz, sobre um lugar e pessoas que amo Kenneth Branagh

Escrito e realizado por Kenneth Branagh, realizador já nomeado para um Óscar da Academia, "Belfast" chega aos cinemas dia 24 de fevereiro com a RFM.

Antes da estreia o Rodrigo Gomes da RFM conversou "à lareira" com os atores.

Esta é a história divertida, terna e muito pessoal de um miúdo apanhado pelo tumulto social, entre católicos e protestantes surgido na Irlanda do Norte, no final dos anos 60 na cidade natal de Branagh.



"Belfast" é um filme inspirado na própria experiência de Kenneth Branagh, na sua infância em Tiger's Bay, na cidade de Belfast. Esta é a história de um miúdo de 9 anos a crescer num mundo virado ao contrário. De repente toda a sua vida estável, as brincadeiras com os amigos, as conversas com os avós e tudo aquilo a que estava habituado mudou, mas a alegria, o riso, a música e magia do cinema continuaram.

O elenco inclui Caitríona Balfe (a mãe), Judi Dench (a avó), Jamie Dornan (o pai), Ciarán Hinds ( o avô),e o estreante magnifico ator de 10 anos Jude Hill (Buddy).

Dornan e Balfe são um casal apaixonado, da classe trabalhadora, apanhado no meio das primeiras revoltas da Irlanda do Norte. Dench e Hinds são os avós de Billy.

A música é de uma lenda viva de Belfast Van Morrison


 


"Belfast" está nomeado para 7 óscares - os prémios de "melhor filme", "melhor realizador" Kenneth Branagh, "melhor ator secundário" Ciarán Hinds, "melhor atriz secundária" Judi Dench, "melhor argumento original", "melhor som" e " melhor canção original" - "Down to Joy" de Van Morrison - cuja música ilustra todo o filme.



Kenneth Branagh escreveu, realizou e coproduziu Belfast, um filme que tem como cenário o numero 96 de Mountcollyer Street, a sua casa de infância, em Belfast, na zona de Tigers Bay.

Os pais de Branagh deixaram Belfast e mudaram-se para Inglaterra quando os distúrbios começaram. O realizador disse à BBC News que fez este filme para tentar compreender essa decisão.

"A ideia que me ficou desses tempos é que me sentia seguro. Sabia quem era e sentia que era impossível perder-me naquela cidade. Eramos da família de metade de Belfast e andávamos à escola com a outra metade. O que eu queria perceber era como é que os meus pais tinham reagido à mudança traumatizante que de repente nos afetou a todos" explicou Kenneth Branagh.