A liberdade reina nesta empresa portuguesa. Aqui são os trabalhadores que escolhem o local e o horário de trabalho. Quer estejam no norte, centro ou sul do país, ou até mesmo fora de Portugal, indepentemente do fuso horário, são os trabalhadores da Decode que escolhem a que horas querem começar a trabalhar.


Esta estratégia de descentralização de trabalho foi aplicada no mês passado e vai estar em vigor até junho, para ser avaliada.

Em declarações ao site Zap, o director-executivo da Decode conta que este método de trabalho não surgiu, ao contrário de muitas empresas portuguesas, por causa da pandemia. A primeira preocupação da empresa, e que deu origem a este regime híbrido, foram os custos elevados de habitação e escritório nas grandes metrópoles, Lisboa e Porto. A Decode está sediada em Lisboa e, para evitar este constrangimento, usou o seu melhor trunfo, a tecnologia, e deu esta liberdade aos seus funcionários.



Assim, são os funcionários que gerem o seu trabalho, com a sua vida pessoal e aquelas tarefas do dia a dia que não podem mesmo ser adiadas, como uma ida ao médico, às finanças ou até segurança social.


O diretor-executivo reforça ao site Zap que este método de trabalho não é sinónimo de falta de produtividade e que, por vezes, até a aumenta. São cerca de 70 o número de pessoas que a Decode emprega e algumas não vivem em Portugal.

A Decode vem juntar-se às inúmeras empresas que têm revolucionado o mercado de trabalho com novas formas de trabalhar e de gerir o lado profissional com o pessoal.