A moda pode e deve chegar a todos. O estar doente não é impeditivo para não te sentires bonita ou com estilo, segundo Elsa Marta Soares e Ana Rito, naturais de Braga, que criaram peças de roupa que se adequam a qualquer pessoa, sobretudo as que têm doenças ou deficiências. Mifri é a marca de roupa portuguesa que quer tornar a moda mais inclusiva e ainda mais divertida.



A mudança começa com pequenas alterações e que podem fazer toda a diferença na vida de pessoas com deficiências. Segundo a Lusa, que falou com as criadores da marca, foram criadas ‘goletes’ (babete com aspeto de camisa), vestidos com uma alça em velcro, saias, que por dentro têm calção, ou calças com um bolso para a algalia.


Elsa Marta Soares e Ana Rito falaram com cuidadores e pessoas com necessidades específicas de saúde para conseguirem chegar aos modelos finais. Por exemplo, as saias com calções por dentro foram pensadas nas pessoas em cadeiras de rodas. As criadoras da Mifri contam à Lusa que receberam um pedido de uma paraplégica, para que criassem uma saia para que pudesse sair da cadeira para o carro sem mostrar a roupa interior.


O próximo passo será criar roupas sem tratamento químico para os doentes oncológicos. Este é um projeto que começou a ser preparado há dois anos e que tem tudo para dar certo. Para além de facilitar a vida de pessoas que enfrentam desafios ao nível da saúde, dá-lhes outra coisa tão importante e tantas vezes esquecida: autoestima.