A vida de ucranianos e de russos mudou drasticamente desde há uma semana.

Na passada quinta-feira, a tropas russas invadiram a Ucrânia, despoletando o início de uma guerra naquele país cujo fim ainda não está à vista. Se são muitos os jovens ucranianos que estão agora a defender o seu país, também são muitos os jovens russos que foram para uma guerra e muitos deles sem grande treino ou preparação. Tal como diz o correspondente do Wall Street Journal Matthew Luxmoore, na descrição de um vídeo no Twitter, onde se vê um soldado russo a ser alimentado por civis ucranianos: "Muitos destes soldados [russos] são apenas adolescentes, sem qualquer ideia do intuito desta guerra".



Muitos são os soldados russos que se estão a render ou a inutilizar os seus veículos para não terem de combater, segundo avança o The New York Times.

E, agora, o Ministério da Defesa da Ucrânia lançou um apelo, em comunicado nas redes sociais, às mães de todos os soldados russos capturados: para os irem buscar a Kiev. Nesse apelo, foram disponibilizados números de telefone e um email para onde as mães ou familiares podem ligar de forma a obterem informações sobre os soldados russos que estão detidos na Ucrânia.


Depois de confirmada a detenção, as mulheres russas podem viajar até à Polónia e depois entrar na Ucrânia por um ponto de passagem na fronteira.

"Será recebida e acompanhada a Kiev, onde o seu filho lhe será entregue”, diz o comunicado. "Nós, ucranianos, não estamos a travar uma guerra contra as mães e os filhos capturados."





(Imagens: Instagram)