Quantas vezes já ouviste a expressão "amigos, amigos, negócios à parte"? Já muito dito e ouvido, este ditado popular está relacionado com o risco de se perder uma amizade ao fazer negócios com um amigo. E, entre os vários contextos em que essa expressão pode fazer sentido, está o de uma amizade ou de um relacionamento poderem ficar afetados ao emprestar-se dinheiro.


E, por isso, eis a questão: deve ou não emprestar-se dinheiro?


Se por um lado, queremos ajudar um amigo mais próximo, por outro lado, tendemos a achar que a proximidade e a amizade que temos impeçam que o dinheiro regresse rapidamente à nossa carteira. Ainda assim, pode ser difícil ignorar um pedido financeiro de um amigo e, por isso, há quem não consiga dizer "não" a emprestar dinheiro.


Se estás entre dizer sim ou não a emprestar dinheiro ou se algum dia estiveres nessa situação, fica a saber o que te espera com as seguintes dicas comprovadas pelo site britânico "Money Helper".



1. O dinheiro não te vai fazer falta? Antes de emprestares dinheiro, é melhor avaliares se a quantia que estás prestes a emprestar não te vai fazer falta.


2. Avalia o motivo que está por detrás do pedido. Certifica-te que o teu amigo está a pedir dinheiro por algo que seja mesmo urgente ou que tenha sido um imprevisto, uma vez que existem pessoas que não são as melhores a gerir as suas finanças pessoais.


3. Estabelece um prazo para a devolução do dinheiro. Mesmo que seja um amigo próximo ou um familiar, é importante dizeres-lhes que queres o dinheiro até a um determinado dia e acordares se é pago tudo de uma vez ou em prestações. E o melhor conselho que podes seguir é o de escrever tudo para que, mais tarde, não haja dúvidas sobre aquilo que ficou acordado.


4. Apesar de ser muito tentador, tenta evitar perguntar vezes sem conta pelo dinheiro ao teu amigo. Caso exista uma falha no pagamento, dá o benefício da dúvida e aguarda pelo próximo final do mês para um eventual reembolso.


5. É difícil pedir o dinheiro de volta. Quanto mais próximo se é da pessoa, mais difícil é exigir dinheiro. Se fores uma pessoa que pode não lidar bem com o facto de não te devolverem o dinheiro, o melhor é rejeitares emprestares e explicares a razão. É preferível seres sincero com o teu amigo e preservares a vossa amizade.


É verdade que ajudar um amigo é a coisa mais certa a fazer, mas, por vezes, pode não correr bem. Por isso, pensa bem antes de emprestares dinheiro!