Exercício físico de manhã ou à tarde? Eis a questão. Como tudo o que envolve hábitos ou rotinas, depende. Depende do que comes, das tuas horas de sono, dos objetivos que te levam a praticar exercício físico e da tua motivação. No entanto, a ciência inclina-se mais para um dos lados.


Para muitas pessoas, o momento certo para fazer exercício físico não tem que ver com o número de calorias que conseguem perder, mas sim com a forma como se sentem para treinar e com a disponibilidade que têm para o fazer.


Anthony Hackney, professor do Departamento de Exercício e Ciências do Desporto, da Universidade da Carolina do Norte Chapel Hill, diz que o corpo reúne todas as condições para a perda de peso de manhã.

“Nas primeiras horas da manhã, o corpo tem um perfil hormonal que o predispõe a uma melhor perda de gordura”, diz o especialista, citado pela Time.


A pesquisa feita por Anthony Hackney refere ainda que as pessoas que praticam exercício físico de manhã podem ter menos apetite ao longo do dia, o que também pode ajudar a perder peso.


Se acordar cedo para treinar é um suplício para ti, vê aqui outras alternativas.



Treinar à tarde também é bom, mas tem alguns contras


Apesar de treinar de manhã ser o ideal para queimar gordura e perder peso, treinar à tarde não é necessariamente mau. Sobretudo porque já tens a energia de algumas das refeições para treinar. "Sempre que se come, os níveis de açúcar no sangue aumentam e isso é o necessário para se conseguir treinar com uma intensidade mais alta", refere o estudo.



Treinar à noite, se tiver mesmo de ser


Para muitos, esta é a melhor opção para treinar. O corpo pode levar mais tempo para se adaptar e para perder peso. Porém, se dúvidas houvesse sobre se treinar à noite pode afetar o sono, Anthony Hackney deixa-as cair por terra. "Se as pessoas não forem treinar, tomar banho e dormir logo de seguida, treinar à noite não interfere com o padrão de sono." Ou seja, treinar à noite só interfere com o sono se as pessoas forem dormir logo de seguida. Aliás, Hackney até diz que treinar pode ajudar a reduzir o stress e a relaxar o corpo.




Se Anthony Hackney tivesse que escolher a melhor altura do dia para treinar, seria de manhã, tal como disse à revista Time. A sua pesquisa conclui sobretudo que não existe nenhuma hora má, quando se trata de pôr o corpo a mexer. Há horários ideais, mas nada te impedirá de perder peso ou de tonificar o corpo se o teu foco for máximo.