A guerra na Ucrânia motivou a fuga de milhões de pessoas. Para trás ficaram as suas casas, familiares, amigos, o conforto e a estabilidade. Muitas foram as pessoas que levaram consigo os seus animais de estimação, mas e no caso do Jardim Zoológico?


Os animais do Zoo de Kiev mantêm-se em terras ucranianas e com eles ficaram os tratadores que, dia e noite, asseguram a sua alimentação e cuidados de saúde. São mais de quatro mil animais de 200 espécies que requerem cuidados todos os dias e que não podem ser dispensados, nem mesmo durante uma guerra.

O Zoo de Kiev tem acompanhado os dias de caos e destruição na Ucrânia. À medida que o tempo vai passando, a guerra se vai adensando e a Ucrânia vira um cenário de destruição, os tratadores temem que os alimentos se esgotem dentro de dez dias e que depois só lhes reste assistir à morte dos animais, avança o jornal espanhol ABC.



Desde 24 de fevereiro, dia em que as tropas russas invadiram a Ucrânia, que o Zoo se encontra encerrado. Devido às constantes explosões, em Kiev, que alguns animais já foram colocados em galerias subterrâneas e noutros espaços interiores para maior segurança.


Os animais de maior porte, como os elefantes, estão, segundo o ABC, a ser sedados para evitar que fiquem asustados ou stressados com os barulhos das explosões. O medo e o stress nos animais de grande porte poderia desencadear reações que colocassem em risco a vida dos tratadores e de outros animais.