Há pequenos detalhes nas casas que podem fazer toda a diferença na rotina de uma família. Já pensaste que a forma como uma casa está construída pode ser mais ou menos feminista? Em Espanha, as casas do futuro vão ser construídas segundo regras feministas. Em Valência e no País Basco, esta medida já está a avançar de forma rápida.


O que é uma casa feminista?


É aquela que favorece a conciliação entre trabalho e família e que proporciona ao mesmo tempo segurança. Inés Sánchez de Madariaga, arquiteta e investigadora da área da igualdade de género, reuniu alguns fatores que estão em falta nas casas comuns. "A arquitetura é mais um tijolo na parede do feminismo", disse ao El Mundo. E acrescenta ainda, para que não restem dúvidas: "O objetivo é facilitar tudo para quem cuida, seja homem ou mulher, e para quem recebe os cuidados”.



A estrutura de uma casa feminista


Uma casa feminista deve adaptar-se ao modelo de cada família, ao seu trabalho - e ter cada vez mais em conta a possibilidade do teletrabalho - e deve, sobretudo, estar preparada para responder às suas necessidades, nas diferentes fases da vida.


Começando pelos quartos: devem ter entre 10 a 12 metros quadrados, ser semelhantes para não criar hierarquias e para poderem ser, mais tarde, trocados ou terem outro uso. Dessa forma, nenhum dos quartos deve ter casa de banho integrada.


As casas de banho devem priorizar o facto de poderem ser utilizadas por mais do que uma pessoa ao mesmo tempo e, por isso, a sanita deve estar numa outra divisão à parte. Depois, a ventilação das casas de banho deve ser natural e devem ser acessíveis a todos, inclusive pessoas com mobilidade reduzida.


As cozinhas não são mais concebidas como um espaço isolado das restantes divisões. Nas casas feministas, as cozinhas devem ser em open space para evitar qualquer barreira entre quem faz a refeição e os restantes coabitantes. Idealmente, devem estar ligadas à sala de estar e à zona de refeições e ter capacidade para mais do que uma pessoa, ao mesmo tempo.




A segurança é um outro fator tido muito em conta nas casas feministas. A pensar no aumento do número de vítimas da violência doméstica, as casas feministas reúnem fatores que permitem aos seus habitantes veram-na como um espaço seguro. Isso é possível com corredores sem cantos ou esconderijos, com luz natural e portas de vidro, garagens com clarabóias ou comunicação entre casas, com corredores abertos.