Desde o dia 24 de fevereiro que o mundo não foi mais o mesmo. A invasão das tropas russas na Ucrânia é um momento marcante que ficará sempre na história do mundo. Agora, estamos longe de imaginar o seu fim e, de dia para dia, assistimos ao caos, ao terror e à devastação de um país.

Apesar de a Ucrânia e a Rússia ficarem a milhares de quilómetros de distância, este conflito também se vai fazer sentir - já se sente, aliás - de outras formas, em Portugal.


Na Rússia, várias lojas e restaurantes fecharam temporariamente como sanção e forma de protesto. Já noutros países há restaurantes que estão a sofrer pressão gastronómica, tudo por causa do nome de um prato.

A Maison de la Poutine, uma cadeia de restaurantes que, apesar de não ter espaços na Rússia, mas sim em França e no Canadá, está a receber inúmeras críticas, ameaças por telefone e reações negativas por parte dos clientes. Tudo por causa do nome "Poutine", um prato de batatas fritas muito conhecido e oriundo do Canadá, com vários toppings como queijo derretido, bacon ou carne, e que dá nome à cadeia de restaurantes. Apesar de esta especialidade não estar em nada relacionada com a Rússia, a fonética remete para (Vladimir) Putin e Poutine traduzido para inglês é Putin.


Devido à polémica, a Maison de la Poutine publicou um esclarecimento nas redes sociais: "O prato [poutine] surgiu em Quebec, Canadá, na década de 50. São várias as histórias que contam a origem. Mas uma coisa é certa: o poutine foi criado por cozinheiros apaixonados que queriam levar alegria e conforto aos clientes. A Maison de la Poutine trabalha desde o primeiro dia para criar esses valores e mostra o mais sincero apoio ao povo ucraniano que luta corajosamente pela liberdade contra o tirano regime russo".



Nada foi partilhado quanto a uma possível mudança no nome da cadeia de restaurantes ou do prato. O mesmo não se passa no Canadá. O restaurante Le Roy Jucep, em Quebec, retirou, diz o New York Post, temporariamente, o prato do menu como forma de protesto de tudo o que está a acontecer na Ucrânia.


Um outro restaurante francês, cuja especialidade é poutine, decidiu por fim ao trocadilho que tinham feito há 32 anos. O prato que tinha o nome "Vladimir Poutine" é agora "La Mère des Poutines".