Uma verdadeira nuvem de areia está a pintar os céus da Península Ibérica e de algumas regiões francesas. As poeiras que se estão a fazer sentir no ar vêm do Norte de África, influenciadas pela depressão Célia que afetou a ilha da Madeira.


Os céus ganharam uma cor alaranjada e, em algumas regiões do sul e leste de Espanha, ficou mesmo sépia e mais escuro, o que está a dificultar a visibilidade de todos aqueles que andam na rua.


Um dos exemplos é a Serra Nevada, em que as poeiras pintaram a neve e fizeram com que o local se transformasse em algo parecido com Marte. Alguns registos foram partilhados nas redes sociais, onde se veem pessoas a esquiar em neve totalmente castanha.



Em outras regiões espanholas, o céu ficou mesmo com uma tonalidade sépia a lembrar os filmes mais antigos.



Por cá, espera-se que a tonalidade do céu se mantenha alaranjada até, pelo menos, esta quinta-feira, e existe a probabilidade de as poeiras se intensificarem durante as próximas horas.


A população mais vulnerável, como os idosos, as crianças e os doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma, e com problemas cardíacos devem ter cuidados acrescidos e a Direção-Geral da Saúde pede que, quem puder, fique em casa. Para quem vai trabalhar e, por conseguinte, andar na rua, as máscaras cirúrgicas podem ser, mais uma vez, um bom aliado para filtrar o pó.