Hoje em dia, há um maior debate sobre a realidade que nos rodeia. Por isso, coisas anteriormente aceitáveis têm, nos tempos que correm, uma diferente conotação. É o caso de esta padaria em São Paulo, Brasil.


A padaria Aveiro tinha um bolo de chocolate chamado "nega maluca" que sofreu agora uma pequena alteração depois de terem recebido uma recomendação do Sindicato da indústria. "Nomes tradicionais antes vistos como engraçados não são mais aceites e podem gerar constrangimento e acusações de crime racial, machismo, preconceito. Recomendamos aos nossos associados para terem cuidado com os nomes de produtos que podem ser mal interpretados", lê-se na nota, citada pelo site O Globo.


Para evitar qualquer tipo de acusações ou denúncias, a padaria mudou prontamente o nome do bolo. De "nega maluca" passou para "afrodescendente". Já o sabor mantém-se o mesmo.



Como seria de esperar, esta mudança causou alguma agitação. No Twitter, são muitas as pessoas que se mostram contra, dizendo que o "politicamente correto" está a destruir "coisas tradicionais e históricas".