Os tempos de escola de Pedro Fernandes, de 43 anos, também foram marcados pelo bullying. O locutor do Café da Manhã, da RFM, esteve à conversa no programa “Júlia”, na SIC, onde partilhou alguns desafios que enfrentou enquanto adolescente.


“Fui alvo de bullying na escola secundária. Não era por nenhum aspeto físico, mas não caí nas graças de um indivíduo. Ele ameaçava que me ia bater todos os dias, aquilo era um pânico, depois esperava por mim fora da escola. Era o aterrorizar”, disse Pedro Fernandes, que refere ainda que não se tratava de bullying físico, mas sim psicológico.



Este momento na vida de Pedro Fernandes coincidiu com a mudança do Algarve para a Margem Sul. “Quando foi a mudança para a Margem Sul sofri um bocadinho com a adaptação ao ambiente novo. Demorei a ‘enturmar-me’, nunca fui um miúdo muito popular na escola, nem tinha sucesso com as miúdas. Na escola as coisas não resultavam e no Algarve era toda uma onda de sucesso”, recordou.


Hoje, Pedro Fernandes mostra-se bem resolvido em relação a esta vivência e só se mostra arrependido de uma coisa: de não ter contado, na altura, aos pais. “Se calhar, as coisas tinham sido cortadas pela raíz mais cedo.”
No entanto, Pedro Fernandes não esquece a dificuldade que é admitir à família que se é vítima de bullying: “Nós, quando somos miúdos, temos muita tendência de guardar isso para nós. Temos vergonha de dizer, porque faz de nós pessoas fracas assumirmos que estamos a ser alvo de bullying e que não conseguimos fazer nada contra, porque, na altura, dizem-nos: ‘Então, vira-te contra eles! Porque não lhes dás luta também?’ Mas é muito difícil…”.

Apesar de esta ser uma história antiga e superada - “felizmente, as coisas foram ultrapassadas”, referiu no programa - este continua a ser, infelizmente, um tema mais atual do que nunca.