Se recuarmos ao início do ano de 2020, lembramo-nos dos dias em que a máscara era um acessório que não fazia parte do nosso dia a dia, das gavetas de casa e até em malas ou bolsos de casacos. Saíamos de casa sem a preocupação de levar uma máscara, seja para onde fosse e chegávamos aos sítios sem que houvesse um acrílico a separar-nos de alguém. O mundo era realmente diferente até que mudou em março de 2020 e nos impôs mais regras, distanciamento e máscaras.


Assim que a pandemia se instalou em Portugal, a máscara de proteção individual não foi imediamente imposta, mas, com o passar dos dias, veio a obrigatoriedade de a utilizar em espaços fechados e, mais tarde, até em espaços públicos.


Atualmente, ainda te acontece saíres de casa ou do carro e voltares para trás porque te esqueceste da máscara? Essa obrigação que sentes para voltares atrás pode ter os dias contados.


A Direção-Geral da Saúde aponta o dia 3 de abril para as máscaras deixarem de ser obrigatórias em espaços fechados, tal como avança a "SIC Notícias". O grupo de peritos que aconselha o Governo na gestão da pandemia considera que o país está preparado para deixar de lado as máscaras em espaços fechados, mas outros especialistas e o bastonário dos médicos acreditam que ainda é cedo.


Para já, esta é apenas uma possibilidade que pode mesmo ser uma realidade daqui a uns dias, caso a data apontada pela Direção-Geral da Saúde se confirme.


Será que ainda te lembras daquilo que é viver, sair à rua, viajar e ir às compras sem máscara? Vai pensando no assunto!


0 seconds of 2 minutes, 24 secondsVolume 100%



No entanto, lembra-te que a pandemia ainda não acabou e todos os cuidados continuam a ser poucos. Mesmo que a máscara deixe de ser obrigatória, podes utilizá-la na mesma caso te sintas mais seguro no contacto com outras pessoas.