À semelhança do Jardim Zoológico de Kiev, o Jardim Zoológico de Mykolaiv, uma cidade no sul da Ucrânia, também tem lutado de dia para dia para manter os seus animais vivos, desde o início da guerra na Ucrânia.

Apesar do cenário de caos que se vive nas ruas de Mykolaiv, com bombardeamentos russos, muitos são os tratadores que escolheram ficar no Zoo para garantir a segurança e o cuidado destes animais. A manutenção do mesmo e a alimentação destes animais é feita através da generosidade daqueles que vão doando dinheiro ao espaço. Com o Zoo fechado, esta é a única forma de manter a sobrevivência dos quatro mil animais.


Já a segurança dos animais e de quem deles cuida tem sido posta em causa desde o dia 27 de fevereiro, dia em que pela primeira vez o Zoo foi atingido por um míssil russo. Segundo o "Telegraph", desde então que o jardim zoológico foi atingido pelos russos mais três vezes, e uma delas esta quarta-feira.




Apesar do perigo, retirar os animais não é, para já, uma opção, diz o "Telegraph", que cita o diretor do Zoo. A falta de veículos, o trânsito e o frio que se faz sentir em Mykolaiv inviabilizam qualquer operação de resgate destes animais que estão também a sofrer com a guerra.


No Zoo de Kiev, sabe-se que, devido às constantes explosões, alguns animais já foram colocados em galerias subterrâneas e noutros espaços interiores para maior segurança e os animais de maior porte, como os elefantes, estão a ser sedados para evitar que fiquem asustados ou stressados com os barulhos das explosões.