La Codosera é uma vila espanhola com uma grande ligação a Portugal. Fica na província de Badajoz e por lá fala-se uma mistura entre a língua portuguesa e o castelhano. Os habitantes são espanhóis, mas têm orgulho em serem portugueses. Confuso?



Nesta vila, a língua portuguesa é ensinada nas escolas e é a língua de comunicação preferida da povoação. Esta forte ligação a Portugal deve-se não só à sua proximidade geográfica, como também à emigração, no século XVII, de numerosos alentejanos à procura de uma vida melhor.


Segundo um documento partilhado por um aluno da Universidade de Extremadura, as crises agrárias em Portugal, neste século, a abundância de terras para alugar ou comprar do lado espanhol, o aproveitamento das políticas de produção agrícola dos dois Estados fronteiriços e o comércio lícito ou ilícito foram fatores que promoveram esta emigração.

Também durante a Guerra Civil espanhola, foram muitos os espanhóis que fugiram para Portugal à procura de segurança. A maioria foi ajudada por famílias portuguesas que fizeram das suas casas esconderijos para os que fugiam da guerra.

Estas ligações passadas mantiveram-se ao longo dos anos e, hoje, são muitos os habitantes de La Codosera que têm dupla nacionalidade. Se ficaste curioso com esta La Codosera, fica a saber que por aqui podes desfrutar de passeios na natureza, piscinas naturais, visitar igrejas medievais – Igreja de Nossa Senhora da Piedade – e passear pelas ruas pitorescas.