A situação na Ucrânia está a tornar-se insustentável para os jardins zoológicos. Desde o início da guerra, a 24 de fevereiro, que todos os dias se unem todos os esforços possíveis para manter os animais em segurança e também alimentados. Porém, à medida que o tempo avança, a comida e os medicamentos começam a escassear.


O Feldman Ecopark de Kharkiv, na Ucrânia, chegou ao seu limite e prepara-se para tomar aquela que sempre foi a última decisão de todas: abater os animais de grande porte, como os tigres, leões e ursos.


Embora os animais tenham sobrevivido aos bombardeamentos russos, o dono do jardim zoológico de Kharkiv diz, num vídeo do Facebook, citado pelo jornal The Independent, que teme que os animais possam escapar a qualquer momento. “O Feldman Ecopark não existe mais. Os recintos foram destruídos, toda a infraestrutura foi destruída", disse.



A juntar a esta falta de segurança, a comida e medicamentos também já começam a escassear. Por isso, e não havendo a possibilidade de levar estes animais para fora da Ucrânia, o dono do Jardim Zoológico decidiu avançar com a decisão de abater os de grande porte para evitar o seu sofrimento.


“Os nossos especialistas estão a considerar a possibilidade de uma moradia temporária, pelo menos para alguns deles. Caso contrário, a única opção que nos resta é colocá-los ‘a dormir'.”

Por agora, resta a esperança de que alguns destes animais possam ser resgatados e transportados para outros jardins zoológicos.