Nos últimos dias, para além da destruição a que temos assistido já há várias semanas, na Ucrânia, estão a aparecer notícias de saques, de vandalismo, de devastação e de muitas outras crueldades, em locais de onde as tropas russas já se retiraram.


Uma delas chega do seminário da Igreja Católica em Vorzel, perto de Kiev, adianta a Fundação AIS.


O seminário foi invadido e vandalizado pelas tropas russas e, entre muitos objetos, o seminário tinha uma imagem da Nossa Senhora de Fátima que também foi destruída.



Nas palavras do Padre Lucas Perozzi, “o refeitório do seminário tinha a imagem da Virgem Maria de Fátima. Quando entraram lá, atiraram-na ao chão e ficou partida…”. O mesmo sacerdote afirma que "o seminário está um pouco fora de Kiev, do lado norte" e contou ainda que “as janelas foram destruídas, os vidros… o portão foi destruído como se tivesse passado um tanque por cima, os carros que estavam lá também foram bastante destruídos… eles roubaram tudo o que podiam roubar, até coisas que não têm valor nenhum, levaram tudo o que havia, tudo o que viam…”.


Ao saber deste ato, o Santuário de Fátima comunicou que vai oferecer uma nova imagem da Nossa Senhora ao seminário de Vorzel.