Já estás com saudades de ir dar um saltinho à praia e de molhar os pés na água do mar? De estender a toalha no meio de tantas outras, onde há pouco espaço? Das bolas de Berlim e dos dias longos de verão, em que ficas até mais tarde na praia?


O tempo já começa a ser convidativo, mas a verdade é que uma ida à praia acarreta, por vezes, não descansares totalmente. Com certeza, já te cruzaste com pessoas que levam colunas de som e que colocam a música alta para toda a praia ouvir. Podes sentir-te desconfortável e mostrares algum desagrado, mas, na verdade, não podes fazer muito mais.


No Rio de Janeiro, há quem já possa invocar uma lei. A partir desta terça-feira, dia 26 de abril, as colunas de som ou altifalantes para ouvir música passaram a ser proibidos nas praias do Rio de Janeiro, no Brasil.


Esta é uma nova lei, aprovada pela prefeitura do Rio de Janeiro, que dá "efetividade à proibição legal de utilização de caixas de som ou quaisquer meios de amplificação sonora nas praias da cidade do Rio de Janeiro". A utilização destes aparelhos só é permitida para a "promoção de atividades desportivas ou de lazer" e tem de ser autorizada pela prefeitura da cidade.


Em fevereiro deste ano, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, já tinha partilhado no Twitter a sua opinião sobre as colunas de som, uma vez que estas podem prejudicar a "tranquilidade das pessoas" e, nestes casos, deveria imperar o bom senso.



Daqui para a frente, as colunas de som deixam de ser permitidas nas praias do Rio de Janeiro e quem não cumprir a lei pode mesmo ver a sua coluna de som confiscada pela "Guarda Municipal do Rio de Janeiro".