Há lá coisa melhor, quando nos deitamos, do que fazê-lo numa cama lavada, com lençóis acabadinhos de sair da gaveta? Na hora de – finalmente – nos deitarmos, não há nada melhor.

A questão é que fazer a cama de lavado dá um bocadinho de trabalho e a tendência é ir adiando. “Faço amanhã”, “ainda aguenta mais um dia” são desculpas que nos passam pela cabeça. Só que, segundo um estudo publicado na BBC News, devemos trocar a roupa da cama uma vez por semana ou, no limite, de duas em duas semanas.


Isto porque, dizem os peritos, as células mortas - que libertamos durante o sono - ficam nos lençóis e acumulam-se. Para além disto, dentro da cama está quente, seja inverno ou verão, o que se traduz na entrada de calor nos tecidos dos lençóis e o fator higiene - ou a falta dela - entra em ação.


Dito por outras palavras: há pequenas criaturas chamadas ácaros que se alimentam das ditas células mortas e a presença dos ácaros traz incómodo e eventuais problemas de pele. Portanto, dormir em lençóis sujos faz com que estejamos noites e noites inteiras no meio das células mortas, da transpiração e dos ácaros.


É, digamos, ligeiramente, nojento, certo? Falta acrescentar que as pessoas se deitam normalmente “sujas” depois de todo um dia. Tirando aquelas que tomam banho antes de ir para a cama, as restantes tomaram banho de manhã e deitam-se nos seus lençóis depois de um dia inteiro em que podem transpirar, entre outras coisas.




Então, o melhor é seguir as indicações do estudo e fazer a cama de lavado, uma vez por semana. Menos do que isto é, segundo as palavras dos peritos, entrar em território “perigoso”.


Esta investigação, feita a 2.250 adultos do Reino Unido, também diz que, tendencialmente, os homens solteiros fazem menos vezes a cama de lavado do que as mulheres solteiras. Cerca de metade dos homens solteiros, neste estudo, afirma que só lava os lençóis a cada quatro meses e 12% deles admitem mesmo que só os lavam quando se lembram, o que pode resultar em intervalos de cama lavada superiores a períodos de quatro meses. Já as mulheres solteiras fazem a cama de lavado com mais assiduidade e 62% dizem que mudam os lençóis de duas em duas semanas.


Estes são os números de um estudo sobre “fazer a cama de lavado” no Reino Unido que podem diferir eventualmente do que se passa em Portugal. Agora uma coisa é certa, a cama deve ser feita de lavado uma vez por semana, no limite de duas em duas. Mais do que este intervalo de cama lavada é saber que se dorme com ácaros, células mortas e transpiração…