A 2.ª temporada do "Programa Cautelar", na RTP1, chegou ao fim, este sábado. Para a despedida, Filomena Cautela juntou-se a vários convidados para debateram assuntos diversos.


Ana Sofia Martins foi uma das convidadas e decidiu levar para cima da mesa um tema que lhe é muito próximo e que a inquieta. Este é a falta de representatividade étnico-racial na televisão portuguesa, algo que é, de acordo com a atriz e modelo, “tão óbvio e tão flagrante”.


Para Ana Sofia Martins, "chega a roçar um bocadinho o ridículo que ainda tenhamos de falar neste tema", uma vez que, na televisão, "não vês artistas negros, vês muito pouco jornalistas. Agora falando das pessoas que estão atrás das câmaras: guionistas, realizadores, produtores, cameramen, pessoal do som... Não há”.


A atriz, que foi protagonista da novela "Única Mulher", na TVI, em que a trama era vivida entre Portugal e Angola, continuou o seu pensamento e afirmou que "eram dois autores brancos a contarem histórias negras, que não tem mal como início, mas a sensação com que eu fico, dessa altura, é que foi tipo uma moda... ‘Surfámos’ a onda de Angola, os angolanos gastavam muito dinheiro em Portugal. Agora, já não falamos mais nisso”.


Em jeito de conclusão, Ana Sofia Martins referiu que algumas pessoas dizem que "não há artistas, não há atores africanos ou negros ou descendentes de..." e, na verdade, "há, só que não têm trabalho". E isto prende-se, de acordo com a atriz, de "as histórias com origens africanas ou histórias mesmo dos africanos que vivem em Portugal não estão a ser contadas porque são vistas como histórias que não vendem..."



Assim que o vídeo foi parar às redes sociais, foram muitas as figuras públicas, como Daniela Melchior e Luís Borges, que comentaram o testemunho de Ana Sofia Martins, e ainda outros tantos seguidores que a aplaudiram.


Entre vários projetos, a atriz está, atualmente, na 2.ª temporada da série "Devils", onde contracena com Patrick Dempsey (o conhecido Derek "McDreamy" Shepherd, de "Anatomia de Grey").