É muitas vezes um desbloqueador de conversa - "és de que mês?", "nasceste em que mês?" - porque nascer no verão ou no inverno, na primavera ou no outono faz diferença, pelo menos para as mães porque ter um recém-nascido com frio ou com calor é, sem dúvida, distinto. Para os próprios há uma diferença também entre verão, inverno, outono ou primavera, justamente, por causa das festas de anos.


Quem nasce no meio do verão tem poucas possibilidades de fazer festas de anos porque está tudo, em princípio, de férias. Fazer anos perto do Natal, fim de ano, Páscoa, carnaval ou outros feriados também pode dificultar a situação das festas de aniversário. Por outro lado, quem nasceu nas vésperas de feriados e fora do período de verão tem, em princípio, a vida ligeiramente facilitada.


Portanto, posto isto e sabendo que a pergunta sobre o mês em que nascemos é um excelente iniciador de conversa, impõe-se a questão: em que mês, coincidentemente ou não, nascem mais pessoas em Portugal?


Dizem as estatísticas que há, em Portugal, um mês em que é mais comum nascerem bebés. Apesar das exceções de 2011 e 2017, com outros meses mais concorridos - julho e outubro -, o mês de setembro é aquele em que, em Portugal, nascem mais bebés.





Desde há alguns anos que setembro é de facto o mês onde acontecem mais nascimentos, apesar do decréscimo da natalidade em Portugal. Estes são dados das conservatórias do Registo Civil, segundo o Idealista, que apontam o nono mês do ano como o mais concorrido para nascimentos. De resto parece ser uma constante, ao longo de vários anos em Portugal.


Só que nem sempre foi assim. Já foi um outro mês a ter o pódio do maior número de nascimentos. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, citado pelo Jornal de Negócios, nos anos 80, era o mês de maio aquele em que mais nascimentos ocorriam, em Portugal. Ultimamente é, então, setembro.

E tu entras nestas estatísticas ou nasceste em outro dos onze meses do ano?