É provavelmente um caso único no mundo.

É verdade! Existe um coração que ficou em Portugal mas o corpo não. Esse está em São Paulo, no Brasil.

A história é estranha mas cheia de paixão por uma cidade à qual, em vida, um homem quis entregar o seu coração, quando partisse um dia. Esta cidade é o Porto.

O coração é o do rei D. Pedro IV de Portugal, também imperador Pedro I do Brasil, e está na Igreja da Lapa, no Porto.


O Brasil prepara-se para comemorar os 200 anos da Independência do seu país e pediu a Portugal que o coração de D. Pedro se junte, temporariamente, ao corpo que jaz num sepulcro, em São Paulo, perto do rio Ipiranga, onde foi dado o grito de Independência que deu origem ao processo de separação entre o Brasil e Portugal, de 1821 a 1825.




Um dos coordenadores destas comemorações, o diplomata George Prata, demonstrou a Portugal a vontade de ter o coração de D. Pedro no Brasil, segundo DN/Lusa.

Acontece que primeiro é necessário assegurar que o transporte do coração até ao Brasil é possível fazer-se sem danificar o órgão, que se encontra na Igreja da Lapa no Porto, ao cuidado da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, guardiões do coração do rei. Só depois de garantido o processo de transporte em condições de boa conservação e segurança é que o pedido a Portugal se vai formalizar.


Vê aqui o coração de D. Pedro na Igreja da Lapa, no Porto.