O final tão aguardado e emocionante de "La Casa de Papel" chegou com uma particularidade portuguesa... O ouro roubado pelo acarinhado bando de assaltantes da reserva nacional de Espanha veio parar a Portugal e muitos fãs deliraram com este desfecho!


Só que, provavelmente, para muitos, este final levantou a questão: onde está, afinal, o ouro de Portugal?


O nosso país não vende ouro desde 2007 e tudo devido ao acordo de estabilização ao nível dos países do euro. Apesar dessa particularidade, Portugal é, atualmente, o sexto país da europa com mais ouro e tem a 14.ª maior reserva de ouro do mundo.


Para satisfazer os mais curiosos, o ouro português está guardado na Casa Forte de Reserva, que são as instalações do Banco de Portugal, no Carregado, sendo que a maioria se encontra no estrangeiro. A Rádio Renascença esteve presente numa visita aberta a jornalistas que puderam, pela primeira vez, fotografar as barras de ouro e conhecer a caixa forte.



São à volta de 13.666 barras, num total de 173 toneladas. Isto quer dizer que na Casa Forte de Reserva estão guardados cerca de 135 milhões e 856 mil notas, prontas para entrar em circulação.


É por lá que também se recuperam notas destruídas e se analisa se algumas são falsas. Tal como a Rádio Renascença conseguiu apurar, "as notas que chegam ao Carregado passam por máquinas que verificam se são verdadeiras ou falsas e se têm condições para circular. Depois, são separadas em quantidade e divididas em maços, empacotadas."


Fica a saber que, se tiveres notas danificadas em casa, podes entregá-las ao Banco de Portugal que, posteriormente, vai enviá-las para a Casa Forte de Reserva do Carregado. Se for possível recuperar mais de 50%, "o valor das notas é restituído à pessoa. No caso de não se conseguir recuperar, são destruídas e não existe lugar a qualquer restituição."


Há ouro em Portugal e está guardado a sete chaves!