Fica a saber que, mais do que uma preferência tua, está provado pela ciência que o peso dos cobertores ou colchas podem ajudar a adormecer e até mesmo a combater insónias.


Um estudo realizado em 2020, por cientistas suecos, chegou à conclusão que através do peso e da pressão localizada que exerce nos nossos músculos, os cobertores ou colchas pesadas permitem a libertação de um conjunto de hormonas que provoca um efeito de relaxamento do sistema nervoso, o que nos ajuda a dormir melhor.

Desse conjunto de hormonas estão a serotonina, a hormona da felicidade, e a melatonina, a hormona do sono.



Segundo o estudo, os cobertores pesados ajudam a diminuir a frequência cardíaca e a acalmar a respiração, e que se pode traduzir na sensação de estar a ser abraçado. Este falso sentimento ajuda a adormecer melhor e a acordar mais revigorado. Para este estudo, foram avaliados 28 voluntários que mostraram melhorias no despertar, na qualidade do sono e uma diminuição do sono leve.


É certo que no verão se torna mais complicado recorrer a este método. Sobretudo nós, portugueses, que no verão temos noites com temperaturas altas. Mas nada como um quarto arejado e uma colcha com um ligeiro peso para salvar as noites de insónias.