Quem conhece a Nazaré sabe que é uma praia que desde sempre teve um mar bravo, com ondas grandes - às vezes gigantes. Em 2011, Garret Macnamara colocou a Nazaré no mapa, depois de ter surfado uma onda de 23,77 metros, na Praia do Norte. Foi o primeiro a conseguir surfar uma onda tão grande que, com isso, alcançou o primeiro Recorde Mundial do Guiness de ondas gigantes.


Desde então que a Nazaré é conhecida como a praia das ondas gigantes. Passou de vila de pescadores, deserta no inverno, a um sítio repleto de turistas, faça chuva ou faça sol. A Praia do Norte é o palco de muitas ondas gigantes surfadas e onde muitos curiosos se juntam na tentativa de assistirem ao espetáculo de ondas incríveis. E a verdade é que já aconteceu mais vezes. Depois de Macnamara, foi a vez de Rodrigo Koxa, em 2017, numa onda de 24,38 metros. Maya Gabeira é a única surfista feminina a ser distinguida nesta categoria: em 2018, com uma onda de 20,72 metros, e outra, em 2020, com 22,4 metros.


Agora foi a vez do surfista alemão Sebastian Steudtner que surfou, em outubro de 2021, uma onda com 26,21 metros de altura. Um recorde que foi validado pelo Guinness World Records.



Esta é, assim, a quinta vez que a Praia do Norte se distingue como palco da maior onda do mundo.