Imagina veres o teu trabalho reconhecido com prémios monetários. Um dinheiro extra que podes usar para o que quiseres. Desde saldar uma dívida, ir de férias, ajudar alguém, dar um maior conforto à família. Esta realidade é comum para os trabalhadores da Auchan, em Portugal.


Os prémios que a Auchan tem distribuído, nos últimos anos, pelos seus trabalhadores, dependem sempre dos resultados alcançados em cada ano. O que são boas notícias. Isto porque, à semelhança do que aconteceu no ano passado, em que foi entregue o valor mais elevado - 17,7 milhões de euros -, este ano não será exceção. O bom trabalho de todos os funcionários que integram esta empresa, em Portugal, vão poder desfrutar de mais um prémio, num total de 16 milhões de euros.

"Em média, nos últimos nove anos, distribuímos o equivalente a dois salários por colaborador", revela Jorge Filipe, diretor de recursos humanos Auchan, ao Eco.



Este ano, o prémio será distribuído em duas fases: parte em dinheiro (fevereiro) e em ações da empresa (maio). O que é uma realidade muito familiar na Auchan em Portugal. Todos os anos, a Auchan dá a oportunidade, aos funcionários efetivos, de comprarem ações do Fundo ValPortugal, até um montante máximo de 25% do seu salário anual. Algo que os funcionários têm aproveitado. Segundo Jorge Filipe, 93% dos funcionários são acionistas.


Esta é uma das muitas medidas da Auchan para valorizar os seus trabalhadores. Já ouviste falar em salário emocional? É um termo cada vez mais em voga e que pode fazer toda a diferença no mercado de trabalho. Equipa feliz é sinónimo de produtividade, crescimento e entreajuda.