São hábitos, caprichos e manias que cada um tem, muitas vezes desde sempre. Outras vezes, a partir de certa altura da vida.

Tal como há quem só durma de barriga para baixo, de costas, ou tenha um lado preferido da cama, também a presença da almofada é um desses hábitos ou caprichos.

Só que ter ou não ter almofada debaixo da cabeça tem benefícios e desvantagens. E ainda se soma à questão de com-almofada ou sem-almofada, uma “dependência” da própria almofada ao ponto de a levar de férias, porque sem ela não há sono nem conforto que peguem. Sim, porque a almofada com que dormimos não é “apenas” um acessório para quem não a dispensa.

Para aqueles que não precisam de uma almofada para nada, esta é, claro, apenas, uma espécie de bibelot que ali está a rematar a dobra do lençol.

O que para uns é essencial, para outros é apenas um detalhe.

Para os hotéis, a qualidade das almofadas é um critério importante e muito levado em conta pelos clientes, não só do ponto de vista do conforto, como também na ótica da decoração e da harmonia que a disposição e tamanhos das almofadas conferem à cama!


Posto isto, há que saber, afinal, quais os benefícios e as desvantagens do uso - ou não - de uma almofada para dormir. Também é sabido que há gostos muito distintos quanto às almofadas. Fofinhas e moles, baixas ou altas, rijas ou com enchimentos específicos.

As opiniões são muitas. Há alguns estudos e opiniões, mas nem todos os especialistas estão de acordo.


Vantagens de dormir com almofada


1 – As almofadas mantêm a coluna direita porque alinham o pescoço com o resto do corpo.
2 – Quem dorme de lado, deve fazê-lo com uma almofada para manter a coluna alinhada.
3 – Quem está constipado, tem tosse ou refluxo fica mais confortável se dormir com almofada.
4 – Pode ajudar a ressonar menos…




Vantagens de dormir sem almofada


1 – Se dormires de costas, o pescoço fica alinhado com a coluna.
2 – Se dormires de barriga para baixo, também é melhor não teres almofada, ainda que dormir de bruços acrescente tensão às costas e ao pescoço que fica torto, porque a cabeça fica virada para o lado direto ou esquerdo.
3 – Acordas sem marcas das rugas da almofada no teu rosto.
4 – O teu cabelo não fica estranho e amachucado atrás ou de um dos lados (ainda que seja penteado, as marcas da almofada podem não sair, sobretudo atrás).

Importante mesmo é dormires num bom colchão e quanto à almofada também não deve ser uma qualquer. Deve ter alguma qualidade e ser mais rija ou mais moldável, de acordo com o teu gosto e as condições da tua coluna e cervical. Por vezes, só com várias tentativas consegues perceber qual é a almofada ideal.
Uma má almofada pode provocar uma má noite de sono.