Maria Heitor tornou-se a primeira mulher a arbitrar uma final do campeonato nacional de rugby masculino!


Quando recebeu o convite, a árbitra sentiu alguma responsabilidade, mas aceitou-o de imediato, um vez que acha "importante ter cada vez mais mulheres a participar no dito mundo dos homens para desmistificar", tal como explicou à agência Lusa, citada pelo jornal "Expresso".


A estreia de Maria Heitor na final da Divisão de Honra masculina entre o Beleneses e Grupo Desportivo Direito aconteceu no sábado passado, em que a primeira equipa saiu vencedora. No entanto, até o apito final se fazer ouvir, a árbitra ouviu comentários que não queria ter ouvido.


Durante o jogo, Maria Heitor ouviu, vindo das bancadas, “não devias estar aqui, isto não é para as mulheres, devias estar era na cozinha…", tal como contou ao mesmo jornal. No entanto, a árbitra de rugby desvalorizou-os e admitiu que já sabe "que do público nem sempre vêm os melhores comentários, mas temos de saber filtrar”.



Apesar dos comentários, Maria Heitor confessou que sente um “respeito diferente” da parte dos jogadores, uma vez que estes "encaram de uma forma mais respeitadora do que se for um homem."


Atualmente, a árbitra dedica-se à profissão de forma amadora, uma vez que a concilia com o seu trabalho como inspetora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). No seu currículo, já conta com vários títulos nacionais e internacionais no râguebi feminino e já se sagrou campeã nacional pelo Benfica e Sporting, tendo também passado por Agronomia, Loulé e Lille, em França.


(Imagens: Rugby Photos by Luís Cabelo)