Portugal é cada vez mais um destino preferido de produções internacionais! Por isso, prepara-te. Vai ser cada vez mais comum reconheceres paisagens portuguesas em filmes ou séries. Por cá, já passou a equipa da série "La Casa de Papel", "Guerra dos Tronos" e, no verão, será a vez da do "Velocidade Furiosa".


A boa notícia é que o ano ainda não terminou e Portugal já esgotou o orçamento de incentivos fiscais a produções estrangeiras, segundo fonte do Instituto do Cinema e Audiovisual, à agência Lusa, e citada pelo Expresso. Só este ano foram feitas 43 candidaturas a incentivos fiscais para filmagens em Portugal.


Lembras-te quando a equipa de "La Casa de Papel" foi vista a filmar em pleno Bairro Alto, em Lisboa?



Uma das razões que pode justificar esta enorme procura poderá ser o mecanismo de financiamento recente, no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, de 2018, que dá incentivos às produtoras estrangeiras que querem fazer filmes, séries ou outras obras audiovisuais em território português e que envolvem produtoras nacionais. Além disso, as produtoras internacionais têm de fazer uma despesa mínima, em Portugal, entre 250.000 euros e 500.000 euros.

Só boas notícias para Portugal. Estás a um passo de te cruzares ali na esquina com uma estrela internacional!