Há pouco mais de duas semanas, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou por maioria a proposta de cortar o trânsito na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados e ainda de reduzir a velocidade máxima em 10 km/hora na maioria das vias de circulação.


A proposta, que ainda não entrou em vigor, vai fazer com que deixes o carro em casa ou num parque de estacionamento e causar constrangimentos a muitas pessoas. E, por isso, têm surgido muitas vozes críticas que se mostram contra o fecho da Avenidade da Liberdade e com a redução da velocidade.


Algumas dessas vozes são de Álvaro Covões, presidente da promotora de concertos e festivais, Sérgio Sousa Pinto, deputado da Assembleia da República Portuguesa e comentador da CNN Portugal, e Nuno Rogeiro, jornalista e comentador da SIC.


Álvaro Covões afirmou, em entrevista à SIC Notícias, esta quarta-feira, que "o país tem de ter uma estratégia", pelo que se "queremos qualificar o turismo não vamos querer turistas que queiram andar de metro, porque ninguém vai à Louis Vuitton de metro”.



Já Sérgio Sousa Pinto, em direto na CNN Portugal, afirmou que "este parece um país de crianças" e teceu duras críticas à redução da velocidade em 10 km/hora, uma vez que, na sua opinião, "vamos infernizar a nossa vida para redimir o planeta".



Nuno Rogeiro juntou-se também a esta onda de críticas e partilhou a sua opinião no Facebook, dizendo que "está tudo errado no trânsito em Lisboa." O comentador da SIC apontou que, antes de reduzir a velocidade nas principais vias de Lisboa e o corte de trânsito numa das principais avenidas da cidade, dever-se-ia olhar para as bicicletas e as trotinetes.



A polémica está a crescer de dia para dia.