Viver sempre em verdade é um privilégio. É possível? Nem sempre. Apesar de o sexto sentido ser uma grande ferramenta, que te ajuda a perceber quando estás perante um mentiroso, também tem as suas falhas. O momento em que descobrimos que alguém nos mentiu está provavelmente na lista das piores coisas que nos podem acontecer na vida.


Não queremos que te desiludas mais, por isso apresentamos-te um método para desmascarares um mentiroso, segundo um estudo publicado na International Journal of Psychology & Behavior.

Os cientistas deste estudo revelam que este é um método eficaz. Portanto, para perceberes se estás na presença de um mentiroso, só tens de o distrair com uma tarefa. Assim, a concentração do mentiroso é menor e mais facilmente se perde no discurso.

Agora, para o mentiroso se distrair de tal forma para se abstrair da mentira tens de lhe propor uma tarefa que seja do seu interesse. Senão, o cérebro vai conseguir priorizar a mentira e será mais difícil apanhá-lo em falso.

Tal como o psicólogo Aldert Vrij explica, no estudo, quando um mentiroso pensa bem no que vai dizer e constrói todo um enredo em torno da mentira, facilmente se confunde com a verdade. Torna-se tão real que parece verdade!



Para chegar a esta conclusão, participaram neste estudo 164 voluntários que foram divididos em dois grupos para entrevistas simuladas. Um tinha de dizer a sua opinião verdadeira relativamente a temas atuais enquanto que o outro tinha de mentir.


O segundo grupo foi, depois, dividido em três grupos: um recebeu uma tarefa para fazer, que era importante para passarem na entrevista; o segundo recebeu uma tarefa, mas não foi instruída sobre a sua importância; e o último não teve nenhuma tarefa extra.

No final, um especialista avaliava a credibilidade das respostas.

O resultado foi o esperado. Porém, não se verificou uma grande diferença entre os grupos, o que prova que quanto mais interessante for a tarefa para o mentiroso mais eficaz será este método. Vamos começar a caça aos mentirosos!