Se já foste ao Museu do Louvre, em Paris, França, sabes que tens de passar por um controlo, à entrada, para não comprometer a segurança de ninguém, nem da arte que por ali se vê.

Por isso, perante o seguinte acontecimento, resta perguntar: como é que alguém consegue levar um bolo para o museu?

Este visitante conseguiu essa proeza e atirou o bolo para a pintura mais famosa do museu e quiçá do mundo: “La Gioconda”, de Leonardo da Vinci, também conhecida por Mona Lisa. O homem estava disfarçado de idosa numa cadeira de rodas.
Segundo o El País, que cita alguns dos visitantes que estavam naquele momento no museu, as autoridades atuaram rapidamente e expulsaram o homem do museu. Quanto à pintura, esta não ficou danificada. Se também já foste um visitante neste museu, sabes que a pintura está protegida por vários vidros. A única coisa que este visitante conseguiu foi apenas sujar um desses vidros.



Este tipo de ataques não é uma novidade neste museu. Em 2009, uma turista atirou uma chávena, que se partiu assim que atingiu o vidro de proteção.


Em 1974, enquanto estava em exibição no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher usou um spray de cor vermelha, que, felizmente, não danificou a pintura. Em 1956, o quadro também foi alvo de dois ataques. No primeiro, um homem atirou ácido contra a pintura, danificando a parte inferior. No final daquele ano, um pintor boliviano atirou uma pedra, causando pequenos danos.

Como vês, ao longo dos anos, a pintura tem “sobrevivido” a vários ataques.