Portugal tem muito para oferecer a quem o visita... Bom tempo, pratos saborosos, monumentos históricos, praias a perder de vista e natureza que arregala os olhos!


No entanto, alguns dos nossos aeroportos não fazem parte dessa lista.


A empresa alemã AirHelp, "a maior organização internacional de defesa dos direitos dos passageiros aéreos", de acordo com a SIC Notícias, fez um ranking dos melhores e dos piores aeroportos do mundo, que avaliou os voos realizados entre 1 de janeiro e 31 de outubro de 2022.


Num total de 151 aeroportos espalhados pelo mundo, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi considerado o pior português, sendo que ocupa o 143.º lugar, tendo-lhe sido atribuída uma classificação de 6,75 pontos em 10 possíveis.


No entanto, neste ranking, Portugal não ficou só no grupo dos piores aeroportos do mundo!



O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi considerado o melhor aeroporto de Portugal e integra o leque dos 10 melhores da Europa. No grupo dos 10 melhores aeroportos da Europa, o do Porto alcançou o 7.º lugar, com 7,67 pontos em 10 possíveis. A nível mundial, ocupou a 54.ª posição.


A par destes dois, o Aeroporto de Faro entrou também neste ranking e está em 108.º lugar, tendo tido 7,21 pontos em 10 possíveis.


Neste ranking, a AirHelp teve em conta a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.


Afinal, qual é o melhor aeroporto da Europa e do Mundo?


A nível europeu, o Aeroporto Internacional Barajas Adolfo Suárez, em Madrid, foi o que ficou mais bem classificado com 8,25 pontos.


No que toca ao resto do mundo, o melhor aeroporto situa-se, de acordo com o ranking, no Japão, e é o Aeroporto Internacional de Tóquio, que conquistou 8,83 pontos.


Para Portugal, as notícias não são as mais animadoras, mas há sempre margem para progedir e para subir umas posições neste ranking!