Crianças e legumes são duas coisas que podem despoletar algum stress, hiperventilação e palpitações. Há pais que sofrem com a hora da refeição. As crianças nem sempre facilitam e parece que já nascem formatadas para não gostar de legumes ou fruta. Será esta uma luta perdida?


Claro que não. Até porque há aquele que é o método mais eficaz e que vai pôr as crianças a deliciarem-se com legumes. Segundo um estudo, realizado por quatro investigadores da Universidade de Maastricht, nos Países Baixos, e apresentado no último Congresso Europeu da Obesidade, o truque passa por dar recompensas divertidas e que não estejam relacionadas com comida.




Calma, se és pai ou mãe não torças já o nariz. Recompensas divertidas não significa dar presentes estrondosos às crianças por cada vez que comem legumes sem fazerem birra. Uma caneta nova, um livro para colorir, autocolantes, um carrinho de brincar, um porta-chaves ou uma ida ao parque. Já sabes, não é preciso muito para fazer uma criança feliz.


Para este estudo foram avaliadas 598 crianças, entre um e quatro anos, ao longo de três meses, que foram divididas em três grupos distintos. Só um dos grupos recebia recompensa por comer legumes; o segundo grupo tinha de comer seis vegetais e identificar 14, mas não recebiam nada em troca; e o terceiro não teve de comer legumes.


Será que a recompensa faz assim tanta diferença para as crianças comerem legumes? Sim, não só comem mais facilmente legumes como aprendem a identificá-los melhor.

E, tal como o estudo refere, é importante introduzir legumes o mais cedo possível na alimentação das crianças. E se a criança não gosta de nenhum vegetal? É uma questão de tempo. É um processo longo e difícil. O estudo refere que as crianças têm de experimentar um novo vegetal, oito a nove vezes para gostarem.