Foi um longo, longo, longo processo!


Há cerca de seis semanas que Johnny Depp e a sua ex-mulher, Amber Heard, se enfrentavam, diariamente, no tribunal de Fairfax, no estado norte-americano da Virgínia, e aos olhos de milhares de pessoas em todo o mundo. Em causa, estava um processo de difamação interposto por Johnny Depp a Amber Heard, que o acusou de violência doméstica num artigo publicado no The Washington Post, em 2018.


Apesar de o artigo nunca ter mencionado o nome de Johnny Depp, o ator sentiu que a ex-mulher estava, implicitamente, a acusá-lo de ser um abusador e processou-a por difamação. Pediu cerca de 47 milhões de euros por danos na carreira, uma vez que foi afastado dos papéis Jack Sparrow em "Piratas das Caraíbas" e Gellert Grindelwald na saga "Monstros Fantásticos". A atriz contrapôs e exigiu uma indemnização de 94 milhões de euros, uma vez que, nas suas palavras, sofreu "abusos e violência física" nas mãos de Johnny Depp.


Durante as semanas do julgamento, muito - lá está - se julgou, se ouviu, se falou e se opiniou. E, agora, chegou o veredicto final!


O júri - composto por sete jurados - decidiu, esta quarta-feira, a favor de Johnny Depp e acusou Amber Heard de difamação, tendo ainda sido dito que a atriz agiu com "malícia" e proferiu falsos testemunhos. Isto quer dizer que Amber Heard vai ter de pagar uma indemnização de 10 milhões de euros ao seu ex-marido, ao contrário daquilo que tinha sido transmitido assim que terminou o julgamento.


Inicialmente, Johnny Depp iria receber 14 milhões de euros, ou seja 10 milhões de dólares (9,38 milhões de euros) de “indemnização compensatória” e cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) por “indemnização punitiva”, mas, no estado da Virgínia, o limite legal para os "danos punitivos" é 350 mil dólares (perto de 329 mil euros).


Assim sendo, o ator vai receber cerca de 10,35 milhões de dólares (cerca de 9,7 milhões de euros).


A atriz vai receber também uma compensação de dois milhões de dólares, mas não vai receber por danos punitivos, de acordo o site NBC News.


Apesar de Johnny Depp ter faltado presencialmente à leitura da sentença, tendo assistido ao veredicto no Reino Unido, a sua equipa legal festejou a vitória, tal como, posteriormente, mostrou no Twitter.



Entretanto, Johnny Depp já reagiu ao veredicto final, nas suas redes sociais, e escreveu que "o júri deu-me a minha vida de volta" e assumiu-se "verdadeiramente feliz".


Em tradução livre, pode ler-se na publicação do ator:


“Há seis anos, a minha vida, a vida dos meus filhos, a vida das pessoas mais próximas de mim, e também a vida das pessoas que por muitos e muitos anos me apoiaram e acreditaram em mim foram mudadas para sempre.

Tudo num piscar de olhos.

Alegações falsas, muito sérias e criminais foram feitas a mim através dos media, o que desencadeou uma enxurrada interminável de conteúdo odioso, embora nenhuma acusação tenha sido feita contra mim. Já tinha viajado ao redor do mundo duas vezes em um nanossegundo e teve um impacto sísmico na minha vida e na minha carreira.

E seis anos depois, o júri deu-me a minha vida de volta. Estou verdadeiramente feliz.

A minha decisão de prosseguir com este caso, sabendo muito bem a dificuldade dos obstáculos legais que enfrentaria e o inevitável espetáculo mundial para a minha vida, só foi tomada após considerável reflexão.

Desde o início, o objetivo de trazer este caso era revelar a verdade, independentemente do resultado. Dizer a verdade era algo que eu devia aos meus filhos e a todos aqueles que permaneceram firmes no apoio à minha pessoa. Sinto-me em paz sabendo que finalmente consegui isso.

Estou, e tenho sido, oprimido pelo amor, colossal apoio e bondade de todo o mundo. Espero que a minha busca pela verdade tenha ajudado outros, homens ou mulheres, que se encontraram na minha situação, e que aqueles que os apoiam nunca desistam. Também espero que a posição agora volte a ser inocente até prova de culpa, tanto nos tribunais quanto nos media.

Desejo reconhecer o nobre trabalho do Juiz, dos jurados, da equipa do tribunal e dos xerifes que sacrificaram o seu próprio tempo para chegar a este ponto, e à minha equipa jurídica diligente e inabalável que fez um trabalho extraordinário ao ajudar-me a compartilhar a verdade.

O melhor ainda está por vir e um novo capítulo finalmente começou.

Veritas numquam perit.

A verdade nunca perece.”



Este mais recente julgamento é mais um dos capítulos da vida muito conturbada do ex-casal. Johnny Depp e Amber Heard conheceram-se em 2011, nas gravações do filme "The Rum Diary", casaram em 2015, mas separaram-se um ano depois. A atriz pediu o divórcio e acusou o marido de "maus tratos físicos e psicológicos" e sustentou a acusação com uma fotografia em que surgia com marcas de violência na cara. Após esta revelação, Amber Heard conseguiu uma providência cautelar que obrigava Johnny Depp a manter uma distância de 100 metros.


O ator negou as acusações e, pouco tempo depois, ambos chegaram a um acordo. Fizeram um acordo milionário para iniciar um processo amigável, mas este acabou por não ser tão amigável assim.


Johnny Depp concordou em pagar 6,6 milhões de euros à sua ex-mulher, que disse que iria doar esse montante a instituições de caridade. Só que nem o ator nem a atriz cumpriram com as suas promessas, o que levou a que o ex-casal se envolvesse em constantes disputas e polémicas que culminaram nesta mais recente acusação.



(Imagens: Instagram)