Chegas a casa, depois de um longo dia de trabalho, e só queres deitar-te uns minutos no sofá ou na cama a fazer scroll pelo Instagram. Entras na página e esta não atualiza. Cada vez que dás aquele “saltinho” básico quando queres ver coisas novas no feed do Instagram aparece uma mensagem que diz que não é possível atualizar o feed.


Abres uma página do Google e confirmas que estás sem internet. Fazes aquele truque básico e que normalmente resulta sempre que é desligar e ligar o router da internet. Esperar uns segundos – que mais parecem minutos – e continuas sem internet.

É então que tens de recorrer à última opção e a que menos te apetece, neste final de tarde: ligar para o apoio ao cliente da tua operadora. Ouves com atenção o que a voz automática te diz na chamada, carregas nos números necessários e depois ouves música clássica enquanto esperas que algum operador fale contigo. Quantas vezes costumas ficar à espera? Não queremos generalizar, mas a verdade é que a espera, por norma, é sempre longa, tão longa às vezes, que até podes aproveitar para fazer o jantar.

Quantas vezes te deixaste vencer pelo cansaço e desligaste a chamada?



Esperas máximas de 3 minutos e chamadas grátis


Espanha quer mudar esta realidade e avançou com um projeto de lei que pretende proteger os direitos dos consumidores, segundo a EuroNews. Para isso, propõe uma medida que obriga o atendimento ao cliente num tempo máximo de três minutos e um serviço de atendimento ao cliente disponível 24 horas por dia. Caso contrário, será aplicada uma multa que pode ir até aos 100 mil euros.


E quanto ao tempo que alguns problemas técnicos demoram a ser resolvidos? Este projeto de lei também prevê essas situações e escreve que as reclamações gerais devem resolvidas em 15 dias úteis, e não em 30 dias, o que vigora atualmente.

Se esta situação estiver relacionada com falhas no fornecimento de serviços básicos - como água, luz, gás -, as empresas responsáveis devem dizer ao consumidor o motivo do incidente e o tempo que vai demorar a ser resolvido, sendo que não pode ultrapassar as duas horas.

Além disso, estes serviços devem ter um serviço de atendimento ao cliente que esteja disponível 24 horas por dia e não podem ter qualquer custo.