Catarina Gouveia foi mãe pela primeira vez, há cerca de uma semana, e partilhou esse momento com os seus seguidores. Mal imaginava a atriz e influenciadora digital que uma fotografia onde tem a sua filha nos braços causaria tanta polémica e críticas nas redes sociais.


Muitos utilizadores das redes sociais acusaram-na de retratar um parto e um pós-farto demasiado perfeitos, e tranquilos, e, para muitos, longe da realidade. Houve um grande reboliço nas redes sociais com muitos a atacarem e a defenderem Catarina Gouveia, que acabou por se afastar, durante uns dias, das suas redes sociais.


No entanto, a atriz decidiu quebrar o silêncio e responder às críticas de que foi alvo através de um vídeo publicado nas stories do Instagram, esta quinta-feira.


Num longo vídeo, Catarina Gouveia explicou que se tornou impossível abrir o Instagram "porque era - e ainda continua a ser, lamentavelmente, mas agora está mais calmo - um campo de batalha entre mulheres que se agrediam umas às outras ou que me agrediam direta e gratuitamente."

De seguida, a atriz sentiu que tinha de lamentar "profundamente e nunca foi minha intenção magoar uma mulher ou um homem com aquela fotografia. Nunca foi minha intenção sobrevalorizar-me ou subestimar uma mulher com a partilha da imagem".


No que toca ao parto, Catarina Gouveia contou a sua experiência que foi "positivamente avassaladora e que é tão digna e legítima de ser partilhada como uma experiência menos positiva". A atriz revelou que teve "um parto respeitado, não instrumentado, vaginal, na posição que quis, que escolhi" e reforçou a sua justificação dizendo que "quando passou para o recobro, andava de pé com a bebé".


Após o parto, a atriz teve de ficar no hospital até sexta-feira, dia 27 de maio, e foi nesse dia que decidiu tirar a fotografia que partilhou com os seus seguidores. Perante as críticas que recebeu a dizer que tinha arranjado o cabelo e se tinha maquilhado propositadamente para a fotografia, Catarina Gouveia explicou que decidiu fazer a sua "rotina diária normal", colocou um "batom de cieiro que tem cor" e ajeitou o cabelo com a mão, sendo que ele é naturalmente ondulado.


Na opinião da atriz, nunca pensou que uma fotografia "pudesse gerar tanta polémica, tantas ofensas e tantos julgamentos" e acrescentou que não tem "a obrigatoriedade de representar [outras mulheres] numa fotografia em que comunico o nascimento da minha filha. Só tenho que representar-me a mim e aquilo que foi para mim o momento. E não foi nada ficcionada. Não levei um cabeleireiro ou uma maquilhadora... Podia fazer isso na mesma e era digna de respeito, mas não o fiz."


A atriz terminou o seu pedido de desculpas e justificação dizendo que "não é menos mãe" ou "fútil" por "escolher tomar conta de si, no momento em que a filha está a dormir" e que acredita que todos os hábitos que tem diariamente culminaram para esta fase bonita e leve que está a viver.


Podes ver o desabafo completo da atriz nos seus stories de Instagram!