Vêm aí os exames nacionais: seis formas saudáveis para reduzir o stress

OS EXAMES NACIONAIS ESTÃO AÍ E NÃO DEIXES QUE O STRESS TE LEVE A MELHOR

Jéssica Santos


Aproxima-se a época dos exames nacionais, aquela fase decisiva para muitos alunos do secundário. Uns preparam-se para dar início a esta etapa e outros para dar o próximo salto - a universidade. Independentemente do objetivo de cada estudante, este é um período sempre stressante. Até mesmo os alunos que por norma são descontraídos sentem um nervosismo, por mais pequeno que seja.

Como vale mais prevenir do que remediar, vamos às dicas saudáveis que prometem reduzir o stress. Que nada te impeça de tirares a nota para a qual trabalhaste e te esforçaste. Na hora do toque, o stress vai ficar à porta.




1 - Desconecta-te das redes sociais


Na era das redes sociais, como a que vivemos, torna-se difícil concentrares-te, por um longo período de tempo, numa tarefa com um telemóvel ao lado. As redes sociais são uma das principais distrações de todos, hoje em dia. E já pensaste no real impacto, ao nível do stress, que as redes sociais podem ter na tua vida?


Um estudo da Civic Science mostra que as pessoas que têm redes sociais - e que as usam frequentemente - têm 14% mais probabilidade de descreverem a sua vida como “um pouco stressante”. Quando estiveres a estudar para os exames nacionais (ou durante qualquer outro período stressante), tenta evitar as redes sociais o máximo possível. Define um horário para estares nas redes sociais para evitares a falta de foco ou o aumento de stress, que é tudo o que menos precisas neste momento.



2 - Concentra-te na gestão do tempo


Quando a tua lista de tarefas parece que nunca mais acaba, os teus níveis de stress provavelmente dispararão. É aí que entra a gestão de tempo. Com habilidades eficazes de gestão de tempo, podes aproveitar ao máximo o tempo disponível.


Antes mesmo de começares a estudar, cria um cronograma de estudo. Se possível, planeia com até um mês de antecedência. E se precisares de mais ajuda do que um calendário pode oferecer, considera usar uma aplicação de gestão de tempo como o Pomodoro.



3 - Dorme bem


Sempre que surgem períodos de grande stress, o sono é geralmente a primeira coisa a sofrer alterações. O stress pode provocar insónias e a falta de sono pode aumentar os níveis de stress.
A resposta é simples na teoria, mas pode ser difícil na prática: dorme mais para reduzir o stress.

Para garantir que o teu corpo está preparado para ir dormir, evita beber álcool à noite. O álcool pode ajudar-te a dormir, mas no outro dia de manhã a conversa é outra. A ressaca dar-te-á muita sensação, mas a de descanso não será com certeza.

Evita também a cafeína à tarde ou à noite e qualquer bebida energética.



4 - Arranja tempo para fazeres exercício físico


Podes não ter uma hora livre para ir ao ginásio todos os dias, mas se puderes fazer uma caminhada de 10 minutos, poderás obter alguns benefícios importantes para aliviar o stress.
De acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América (ADAA), uma caminhada de 10 minutos pode aliviar tanto o stress quanto 45 minutos de exercícios rigorosos.
Uma caminhada também pode ajudar-te a organizar as ideias e a mente.



5 - Pratica exercícios de respiração


Às vezes, não há nada como fazeres uma pausa de 15 minutos do estudo. E aliares isso a exercícios de respiração pode fazer milagres no que toca ao controlo do stress.



6 - Desabafa com alguém


Se te estás a sentir stressado com a aproximação dos exames nacionais, uma coisa é certa: não estás sozinho. Quando sentires que o stress está a levar a melhor, para e conversa com alguém. A probabilidade de te ajudar a voltar ao foco no estudo são muito altas.



Não te esqueças que a saúde mental é sempre mais importante do que uma nota num exame. Seja nos exames nacionais, ou em exames da faculdade, estes métodos podem ajudar-te a mudar o mindset e isso pode revelar-se também no teu desempenho.


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