Poucos habitantes de Santa Cruz da Trapa, no concelho de São Pedro do Sul, esperavam ver uma estátua erótica de nove metros assim que saíssem de casa. A verdade é que aconteceu e a obra de arte, esculpida em granito e da autoria do artista Custódio Almeida, está a dividir opiniões e a chocar alguns portugueses.


A ideia para esta escultura surgiu do artista que, segundo o site Centro TV, "se tem dedicado ao universo feminino, particularmente ao nu artístico". E, nesta obra de arte, instalada na entrada do Espaço Arte Dança Nua, Custódio Almeida quis representar "dois corpos nus que contam histórias" e "quebrar preconceitos em relação à sexualidade", tal como disse a RTP1.



Perante a inaguração da escultura, a partilha de fotografias e as entrevistas dadas por Custódio Almeida, muitos portugueses manifestaram-se nas redes sociais e deram as suas opiniões. Muitos destacaram a originalidade e criticaram as "mentes atrasadas e ultrapassadas" que não sabem apreciar a escultura enquanto outros brincaram e escreveram que "parecem aqueles bonecos da escola que [se] faziam com plasticina".


Houve também quem criticasse o artista, uma vez que, segundo um português, "nenhum artista tem o direito de expor seja o que for sem o consentimento das populações para onde as ditas obras se destinam" e que esta é "uma estátua sem noção".


Opiniões à parte, o objetivo de Custódio Almeida é criar obras que "choquem a sociedade, que considera estar ainda um bocadinho fechada no que diz respeito à arte", e a verdade é que está a ter o efeito pretendido!



(Imagens: Instagram)