Confessa lá... O que te apetecia agora mesmo era uma cerveja fresquinha? A acompanhar uns tremoços, uns amendoins ou até uns caracóis numa esplanada?

Lembra-te sempre de beber com moderação.

Para muitos, a cerveja é a bebida predileta, seja para um final de tarde de verão, uma ida à praia, um jantar com amigos, um festival de música... Ela não falta! Só que muitos tendem a não beber com tanta frequência porque têm a perceção de que engorda, entre outras coisas.


Agora, os investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), no Porto, descobriram que "beber cerveja faz bem à microbiota intestinal". Isto quer dizer que a cerveja ajuda na saúde dos intestinos e que não engorda assim tanto!


Os investigadores chegaram a esta conclusão através de um estudo que contou com homens saudáveis, entre os 23 e 58 anos.


Ao longo de quatro semanas, os participantes tiveram de beber diariamente 330 ml de cerveja, com ou sem álcool. Os resultados obtidos concluíram que o consumo de cerveja, "bebida que resulta da fermentação de cereais, aumenta a diversidade da microbiota intestinal, sem aumentar o peso e a massa gorda".



Assim sendo, o estudo "vem demonstrar que este tipo de bebidas ricas em polifenóis, no caso a cerveja, é uma abordagem interessante para aumentar a diversidade da microbiota intestinal". Os resultados do estudo indicaram que a cerveja é benéfica na saúde intestinal de quem a bebe "independente do teor alcoólico", ou seja, acontece quer a cerveja tenha álcool ou não.


O estudo que tanto desejavas chegou! Agora, já tens a desculpa perfeita 😜

E lembra-te, bebe sempre com moderação.